Proteção Social Básica

Tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos - relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

A Proteção Social Básica tem como porta de entrada do Sistema Único da Assistência Social os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS.

O que é o CRAS ?

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da assistência social. Trata-se de uma unidade pública municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

Serviços ofertados no CRAS :

- Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família-PAIF

Ofertado necessariamente no CRAS, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

De caráter preventivo e proativo, realizado em grupos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida. Destina-se à crianças, adolescentes, idosos em situação de vulnerabilidade.


Localização dos CRAS - Centros de Referência de Assistência Social de Itatiba :

- CRAS I - San Francisco
Endereço: Avenida Antônio Nardi, 260 - Parque San Francisco
Telefone: (11)4524-4361

- CRAS II do Jardim das Nações
Endereço: Avenida Estados Unidos, 646 - Jardim das Nações
Telefone: (11)4524-6144

- CRAS III do Porto Seguro
Endereço: Avenida Urbano Bezana, s/nº, NR ‘Porto Seguro'
Telefone: (11)4487-2881

- CRAS IV do Harmonia/Corradini
Endereço: Rua Santo Antônio, s/n - N.R. Jardim Harmonia
Telefone: (11)4487-2414

- CRAS Itinerante
Telefone: 4538-5030 Atende, in loco ( em ônibus adaptado), a população dos bairros rurais e de expansão urbana: Tapera Grande, Mombuca, Nova Esperança, Vivendas do Engenho D`´Agua, Morro Azul, Pinhal, entre outros .


Sobre o CRAS Itinerante :

Implantado em setembro/2021, a equipe técnica do CRAS Itinerante utiliza-se de um ônibus adaptado, para atendimento, de segunda a sexta-feira, no período da manhã., da população dos bairros rurais e de expansão urbana , ofertando os serviços socioassistenciais .


Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal que visa promover o desenvolvimento integral e integrado na primeira infância.

É destinado às famílias referenciadas nos CRAS, inseridas no Cadastro Único, que tenham gestante ou crianças até 3 anos em sua composição, e também famílias que tenham crianças até seis anos de idade, beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O atendimento a este público prioritário acontece através de visitas domiciliares pré-agendadas com as famílias, que informam os melhores dias da semana e horários para receberem o visitador em suas residências e representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade.Estudos mostram que as visitas domiciliares são efetivas para fortalecer os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento infantil.

As visitas domiciliares no Programa Criança Feliz assumem, então, as perspectivas da prevenção, da proteção e da promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância. Ao invés da realização de atividades diretamente com a criança, a metodologia privilegia a orientação e o encorajamento da família/cuidador(es), responsáveis diretos pela criança, para que desenvolvam as atividades e ampliem a capacidade de interagir e de lidar com as necessidades das crianças. Assim, fortalece os vínculos e a capacidade protetiva das famílias.