Meio ambiente e agricultura

capa_smaa
Endereço: 
Avenida Luciano Consoline, nº 600, Jardim de Lucca
Horário de Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 9hs às 17h
Telefone: (11) 3183-0750 / (11) 3183-0729
E-mail: meioambiente@meioambiente.itatiba.sp.gov.br

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura - SMAA é o órgão executivo da Prefeitura cujo objetivo é elaborar e implementar políticas públicas e desenvolver ações de preservação e recuperação do meio ambiente do município.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura possui em seu quadro, uma equipe multidisciplinar de técnicos que têm como atribuição realizar licenciamentos e procedimentos ambientais sobre diversos eixos temáticos, como: resíduos sólidos, recursos hídricos, paisagismo e áreas verdes, biodiversidade, bem-estar animal, agricultura, educação ambiental, fiscalização ambiental, entre outros.

Por meio da Seção de Fiscalização Ambiental, vistoria e atua em áreas de ocorrência de queimadas, deposição inadequada de resíduos, maus tratos aos animais, supressão de vegetação e intervenção em Áreas de Preservação Permanente.


MUNICÍPIO VERDEAZUL

Trata-se de um Programa Ambiental Estratégico da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente que estimula ações ambientais locais e avalia o desempenho dos município paulistas ano a ano, por meio de mais de 80 ações, divididas em 10 Diretivas com temáticas diferentes. São elas: MS – Município Sustentável, EEA – Estrutura e Educação Ambiental, CA – Conselho Ambiental, BIO – Biodiversidade, GA – Gestão das Águas, QA – Qualidade do Ar, US – Uso do Solo, AU – Arborização Urbana, ET – Esgoto Tratado e RS – Resíduos Sólidos.

Importante ressaltar que a certificação do Município VerdeAzul só é concedida pelo Governo do Estado de São Paulo aos municípios que atingem nota superior a 80 pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada Ciclo. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O resultado das ações reforça o comprometimento de Itatiba com a preservação do Meio Ambiente. A pontuação reflete o intenso trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria que se dedica a cada setor, desde as flores nos canteiros da cidade até a preservação de nossas nascentes.

 

HERMINIO GEROMEL JUNIOR
Secretário de Meio Ambiente e Agricultura
Portaria nº 8689/2024