Perfil

Itatiba: uma cidade cada dia melhor para as pessoas

Itatiba é uma cidade de caráter: cresce e se desenvolve sem abrir mão de seus princípios e personalidade. O moderno e o histórico se unem nas ruas e prédios dessa cidade, com jeito de interior e ambição de metrópole. A ‘Princesa da Colina', como é conhecida, cresceu e hoje tem porte de ‘Rainha'. Itatiba é a cidade onde todos querem viver.

Situada a 80 km de São Paulo, na Serra da Jurema, Itatiba - que em tupi-guarani significa muita pedra - é carinhosamente chamada por seus moradores de ‘Princesa da Colina', título que conquistou por seu relevo acidentado. Considerada uma das melhores cidades do Estado em infra-estrutura e qualidade de vida, a diversificação das atividades econômicas permite que Itatiba não sofra com problemas sazonais e de grande oscilação econômica. Itatiba figura também como uma das melhores cidades do Estado de São Paulo para se viver, segundo pesquisa encomendada pela Assembléia Legislativa à Fundação Seade. E segundo o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), similar ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU). , Itatiba é a terceira melhor cidade do Brasil para se viver.

A economia da cidade é movimentada principalmente pela indústria, com pólo em amplo crescimento e expansão. A cidade gera grande interesse em empresas multinacionais devido à localização estratégica, próximo à capital e a grandes regiões de desenvolvimento - RMC (Região Metropolitana de Campinas) e Região Administrativa de Jundiaí. Outro segmento de destaque é o setor moveleiro, que é internacionalmente reconhecido pela qualidade e diferencial de seus móveis, além dos setores têxtil, metalúrgico, químico e de tecnologia de ponta.

 

Agricultura
itatiba_agricultura

Nossa agricultura se concentra nos hortifrutigranjeiros, com destaque para a produção de caqui, fruta que levou a cidade a fazer parte do Pólo Turístico do Circuito das Frutas e que vem se destacando no agronegócio. Para divulgar e incentivar a agricultura e o turismo de Itatiba, anualmente é realizada na primeira quinzena de abril a Festa do Caqui e Cia em parceria com a Casa da Agricultura, produtores rurais de caqui e outras frutas, hortaliças, verduras e legumes.

O setor de serviços é um dos maiores geradores de emprego e renda no município, e ocupa posição de destaque no PIB municipal. Aproveitando sua posição geográfica estratégica, o município está aplicando as diretrizes do projeto de desenvolvimento do Turismo, de maneira auto-sustentável, a partir dos focos turístico, da tecnologia e da renovação urbanística.

 

Desenvolvimento
itatiba_progresso

Itatiba conta hoje com o Progride (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico), uma lei de incentivos criada pela atual administração, que visa proporcionar às empresas, além dos auxílios já existentes, mais incentivos econômicos.

O Progride garante às empresas que vierem a se instalar em Itatiba a possibilidade de receber um auxílio financeiro na forma de isenções que pode chegar a ser igual ao valor investido na construção, aquisição ou locação de sua planta.

O que a princípio pareceu apenas uma forma de atrair indústrias para a cidade, faz parte de uma bem arquitetada estratégia que vai gerar uma nova era, uma nova etapa no desenvolvimento da cidade.

Cuidados especiais foram tomados para que as empresas contempladas venham a integrar a sociedade e não simplesmente fazer dinheiro em cima das isenções. Cuidados como o perfil não poluente das empresas, a preferência pela mão de obra de Itatiba, o licenciamento dos veículos na cidade e outros.

Os benefícios concedidos às empresas têm como base o que elas agregam no valor do ICMS repassado à cidade.

 

Turismo
itatiba_turismo

O grande potencial turístico da cidade tem recebido a cada ano novos admiradores. Motivos para isto não faltam: Itatiba possui em sua região central, edificações do século XIX de encantadora beleza arquitetônica como o Museu Municipal ‘Padre Lima' e outras que relatam sua história; a bela Praça da Bandeira, o Coreto e a Basílica de Nossa Senhora do Belém com a sua magnífica torre - uma das maiores do interior paulista; o ar é um dos melhores do mundo; as belezas naturais encantam os turistas e seus moradores por ter um clima agradável e por contar com um povo acolhedor e hospitaleiro. Os turistas que a visitam são contagiados pela rica beleza natural, cultural e humana.

A cidade conta,ainda,  com o surpreendente Mercado Municipal ‘Dona Lica'.  ainda com belas áreas verdes com opções de lazer e áreas para prática de esportes e atividades voltadas ao bem estar, como o Parque Luis Latorre, as Academias ao Ar Livre e o Parque Ferraz Costa.