Brasão

Brasão Itatiba

O Brasão municipal foi corrigido, seguindo as regras da Heráldica, por meio da Lei Nº 149/2022, que dispõe sobre a instituição, a forma e a apresentação dos Símbolos do município de Itatiba.

Este Projeto de Lei é resultado de um estudo feito por uma Comissão Especial, para correção do Brasão de Armas, que apresentava diversas incorreções. A matéria, ainda, visa consolidar a instituição dos Símbolos do município.

Brasão Info

1- Nas laterais, estão entrelaçados os principais produtos: Café e Uva.

2- mais na ponta, de argente, estão as pedras de prata em profusão, mostrando que o nome de Itatiba é derivado de "ita-pedra" e "tiba-muita".

3- O campo dourado mostra a riqueza do Município, em seus diversos setores. Sobre o campo de ouro, encabeçando o escudo, está o chefe em fundo vermelho e, no centro, uma águia, de argente, de voô estendido com um escudete primitivo de blau azul em seu peito carregado de uma flor-de-lis de argente.

4- Também no centro. O campo denominado chefe, de vermelho, mostra as lutas travadas pela abolição da escravatura, que também está simbolizada pelos grilhões partidos nos pés da águia.

5- A águia representa o poder de Nossa Senhora do Belém, Padroeira de Itatiba.

6- Sobre o escudo situa-se, em prata, o símbolo da Municipalidade, anteriormente era apresentada na cor dourada, mas de acordo com as regras da Heráldica, torre dourada é utilizada para cidades capitais.

7- Outra alteração foi no número de torres, agora possui oito torres, que correspondem ao número de vilas, sendo cinco aparentes, com suas portas abertas de goles.

8- Outra mudança foi na cor do interior das portas das torres, que passaram para a cor vermelha, que remete ao município ser sede de comarca.

9- Na ponta do escudo acha-se um mantel (morro), em verde, indicando que Itatiba está situada numa colina.

10- O filete ondulado de argente mostra o rio Jacaré, que banha a cidade.

11- Na base do escudo está assente, em ouro, uma engrenagem demonstrado a potência industrial do Município.

12- Sobre o listão de vermelho e letras de prata está a divisa "VIS LABOR LIBERTAS" (Força, Trabalho, Liberdade).

 

Download: Brasão

 

 

Foi criado pela lei municipal nº 169, de 09/12/1956, a qual é do seguinte teor: "Art. 1º- O Município de Itatiba, em conformidade com o dispositivo do parágrafo único do artigo 195 da Constituição Federal, adotará como seu símbolo o brasão de armas assim caracterizado:

"Em campo de ouro, um mantel elevado de sinopla com um rio ondulado de prata e pedras do mesmo metal na ponta; chefe de golpes com uma águia de vôo estendido e grilhões partidos nas garras, tudo em prata, com um escudete de blau carregado de uma flor de liz de prata. Coroa mural de ouro, de três torres e porta em cada uma. Ramos frutíferos de café entrelaçados de folhas e de cachos de uva na ponta, tudo do natural e brocante sobre eles, uma roda endentada de ouro. Divisa: "VIS LABOR LIBERTAS", de prata, em listão de gole brocante sobre a roda endentada".

 

brasao

1- Em simetria, nas laterais, estão entrelaçados os principais produtos: Café e Uva.

2- mais na ponta estão as pedras de prata em profusão, mostrando que o nome de Itatiba é derivado de "ita-pedra" e "tiba-muita".

3- O campo dourado mostra a riqueza do Município, em seus diversos setores. Sobre o campo de ouro, encabeçando o escudo, está o chefe em fundo vermelho e, no centro, uma águia de prata com um pequeno escudo e uma flor de Liz.

4- Também no centro. O campo denominado chefe, de vermelho, mostra as lutas travadas pela abolição da escravatura, que também está simbolizada pelos grilhões partidos nos pés da águia.

5- A águia representa o poder de Nossa Senhora, Padroeira de Itatiba.

6- Sobre o escudo situa-se, em ouro, o símbolo da Municipalidade, representado por um castelo com as respectivas portas.

7- Na ponta do escudo acha-se um mantel (morro), em verde, indicando que Itatiba está situada numa colina.

8- O filete ondulado de prata mostra o rio Jacaré que banha a cidade.

9- Na base do escudo está assente, em ouro, uma engrenagem demonstrado a potência industrial do Município.

10- Sobre o listão de vermelho e letras de prata está a divisa "VIS LABOR LIBERTAS" (Força, Trabalho, Liberdade).