Cadastro Único

O que é o Cadastro Único?

O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode  participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que:

- Possuem renda mensal ( por pessoa ) de até meio salário-mínimo;
- Possuem renda mensal (familiar total) de até três salários-mínimos.

Como se cadastrar?

A família que se enquadra nas rendas acima e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.

Para que a família possa ser cadastrada, é importante:

Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.

Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.

Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.

Apresentar pelo menos um documento de todas as pessoas da família:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
- Carteira de Trabalho; ou
- Título de Eleitor.
- Levar um comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz. Não é obrigatório apresentar, mas ajuda no preenchimento do endereço.

Importante:

Após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados.
Sempre que mudar algo na família, como nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência, o responsável familiar deve procurar o CRAS  e efetuar a atualização dos dados da família.

Canais de Atendimento do Cadastro Único:

Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda
Rodovia Luciano Consoline, nº 600 – Jardim de Lucca (Prédio Anexo do Centro Administrativo 'Prefeito Ettore Consoline')
(11) 3183-0765

CRAS I – San Francisco
Avenida Antônio Nardi, 260 – Parque San Francisco
(11) 4524-4361

CRAS II – Jardim das Nações
Avenida Estados Unidos, 646 – Jardim das Nações
(11) 4524-6144

CRAS III – Porto Seguro
Avenida Urbano Bezana, s/nº – NR Porto Seguro
(11) 4487-2881

CRAS IV – Harmonia/Corradini
Rua Santo Antônio, s/n – NR Jardim Harmonia
(11) 4487-2414

CRAS V – Itinerante
Rua Eugênio Joly, 21 – Vl. Cruzeiro
(11) 4538-5030