Gestão de Projetos e Recursos Hídricos

recursos_hidricos

Itatiba faz parte da bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundíai, além de ter o rio Atibaia como a principal fonte de captação de água para consumo do município. Passa pela cidade, também, o córrego do Engenho Seco e Pinhalzinho.

Por isso, à Seção de Gestão de Projetos e Recursos Hídricos compete:

- Promover o controle e gerenciamento da utilização dos recursos hídricos;

- Acompanhar o cumprimento dos programas de conservação dos recursos hídricos;

- Representar o Município nas Câmaras Técnicas e Grupos de Estudos dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e outras entidades afins;

- Acompanhar as atividades e os serviços de tratamento e abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário, independentemente se exercidas pela Administração direta, por autarquias ou concessionárias.

Acordo de Cooperação com a USF para Diagnóstico e elaboração do Plano de Recuperação Ambiental do Ribeirão Jacaré.

O Acordo firmado tem como objetivo realizar um Diagnóstico da atual situação do Ribeirão Jacaré, nas questões ambientais, sociais, urbanísticas e econômicas. Posteriormente, a partir dos dados obtidos, será elaborado um Plano de Recuperação Ambiental, com o intuito de avaliar as condições atuais do Ribeirão e traçar estratégias para execução de ações para melhorar a qualidade desta sub bacia tão importante para o Município de Itatiba, sendo a maior que temos com área de 121 km², e com cerca de 15 afluentes do Ribeirão Jacaré.

Os benefícios a população e para a qualidade ambiental do município são diversos, entre eles, a melhoria da qualidade das águas do Ribeirão que nasce em Itatiba e deságua no Rio Atibaia, o qual abastece nosso município. Os projetos de melhoria deste Ribeirão objetiva a diminuição dos processos erosivos, o que contribui também para se evitar enchentes, principalmente no trecho urbano. Objetiva-se também identificar eventuais despejos clandestinos de esgoto no curso d'água.

Programa Rio Atibaia Vivo:

Com a reativação do Programa Rio Atibaia Vivo, através da formação de nova

Comissão instituída pelo Decreto 6.918, de 20 de março de 2017, a Prefeitura de Itatiba dará continuidade aos trabalhos de diagnóstico dos entornos do Rio Atibaia e de ações de limpeza, com a retirada de resíduos das águas do Rio.

O Rio Atibaia é um dos principais afluentes do Rio Piracicaba e importante fonte para abastecimento público de água de Itatiba e diversas outras cidades.

Dentro do município de Itatiba, o rio percorre por áreas de crescente urbanização e atividade industrial. Com isso, torna-se prioridade a manutenção de sua qualidade ambiental através do monitoramento e controle das atividades desenvolvidas nas proximidades do Rio.

O Programa Rio Atibaia Vivo prevê ações como recomposição de mata ciliar,

peixamento, limpeza do curso do rio e trabalhos de educação ambiental junto à população ribeirinha, pescadores e comunidade em geral. Para embasar essas ações, a Prefeitura vem realizando expedições com navegação em diversos trechos do rio.