COBEMA - Coordenadoria do Bem-Estar Animal

logo_cobema

OBJETIVO

Criada em 3 de agosto de 2018 pela Lei Municipal nº 5.123/18, a COBEMA - Coordenadoria do Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, tem como objetivo garantir a efetividade de políticas públicas de proteção aos animais, além de coordenar e impulsionar ações que tenham como foco a proteção e o bem-estar de todos os animais.

A COBEMA trabalha na averiguação de denúncias e acompanhamento de animais com sinais de maus-tratos, orientação em casos de oferta de lares temporários e auxílio no processo de adoção, além de realizar palestras de conscientização sobre guarda-responsável.

ATENDIMENTO

Anexada às dependências do CCZE - Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (Av. José Boava, 1350 - Bairro da Ponte), a COBEMA realiza atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Os munícipes também podem entrar em contato através do telefone (11) 4487-2805 ou enviar um e-mail para cobema@meioambiente.itatiba.sp.gov.br para tirar dúvidas, marcar uma visita ou agendar uma palestra.

Para o pleno sucesso das ações da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, a participação da população é fundamental. Por isso, solicitamos sua ajuda. Denuncie os casos de maus-tratos aos animais e cuide bem do seu bicho de estimação!

ADOÇÃO RESPONSÁVEL

Ter um animal de estimação é ser responsável por uma vida, ou seja, haverá demanda de tempo, dedicação e paciência.

Aspectos importantes a serem considerados antes que a decisão de adotar seja tomada:

- Um animal de estimação pode viver aproximadamente doze anos ou mais e necessitará de cuidados permanentes, independentemente das mudanças que sua vida venha a sofrer no decorrer desse período;
- É preciso estar ciente de que o animal traz despesas (alimentação, higiene, vacinas anuais, atendimento veterinário, entre outros);
- Os animais são seres senscientes, isto é, sentem dor, medo, saudade, alegria e tristeza. Eles são parte da família e precisam de amor e de cuidados;
- Eles precisam de comida e água fresca sempre à disposição, além de abrigo do sol e da chuva;
- Os animais não podem ficar presos em correntes e não podem sair para a rua desacompanhados.

Adote com responsabilidade! Conheça os animais tutelados pela COBEMA disponíveis para adoção: