Prefeitura de Itatiba realiza 6º Meninas Ocupam em incentivo à igualdade

Ação com alunas da rede municipal no Executivo foi nesta quarta (11/10) Dia Internacional da Menina

Prefeitura de Itatiba realiza 6º Meninas Ocupam em incentivo à igualdade

A Prefeitura de Itatiba promoveu neste 11/10, Dia Internacional da Menina, a sexta edição do evento Meninas Ocupam (Fotos: Renato Jr./PMI)

A Prefeitura de Itatiba realizou na manhã desta quarta-feira (11/10), Dia Internacional da Menina, o 6º Meninas Ocupam. São 14 alunas da rede municipal, de Cemeis e Emebs, que vivenciaram momentos na administração pública municipal “ocupando” cargos do Executivo.

Além do apoio à igualdade para as meninas, a atividade lúdica possibilita que todas sejam ouvidas. “Neste Dia Internacional das Meninas, elas estão aqui para a gente valorizá-las e integrar esta questão. Por isso, trazemos e fazemos esta divulgação, para terem contato e, no futuro, tenho certeza que elas lembrarão deste momento”, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, ao lado de todo secretariado e de pais e responsáveis pelas 14 meninas, que receberam certificado de participação e um brinquedo.

MeninasOcupam2023 2

A ação, coordenada pela Secretaria de Educação, busca dar visibilidade à data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, como resultado dos esforços da Plan International, organização que promove igualdade para as meninas.

Atividade lúdica

Com esta atividade na Prefeitura, as meninas são incentivadas a ocupar espaços políticos, sociais e afins, apoiadas pelos familiares. “Foi muito legal, falamos de coisas que precisa resolver na cidade. A gente falou que tinha que fazer mais parques e árvores”, disse Mariah de Camargo Ferreira, que “ocupou” o cargo do prefeito. “Acho uma iniciativa muito legal mostrar para as meninas toda parte de administração da cidade e a responsabilidade e o papel de cada um aqui dentro”, comentou a mãe de Mariah, Mariana Camargo.
MeninasOcupam2023 5

“Foi muito legal, falamos de ajudar as pessoas e um monte de coisas. Levei um desenho para ele”, disse Thaina Bandeira Lima, que quer ser artista e esteve no cargo do vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno.

“É um orgulho muito grande. Acho muito interessante e importante para as crianças já crescerem com esta consciência de que as mulheres também têm espaço na sociedade e podem mostrar sua voz. O olhinho dela chega até a brilhar e a gente também aprendeu muito, não sabíamos que era tanta gente trabalhando, foi muito bacana”, comentou a mãe de Thaina, Bianca Bandeira.

Mulheres na Administração

Desde 2017 a ação vem acontecendo na Prefeitura de Itatiba, com a presença de meninas das escolas de Educação Infantil.

Neste 2023, além da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), a primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira e da vice-presidente do FSS, Rosa P. Delforno, há quatro mulheres ocupando cargos de secretária municipal: Francieli Guinami dos Santos (Administração), Jackeline R. Boava Monte (Governo), Katia Cecilia Baptistella (Finanças) e Sueli de Moraes Tuon (Educação), além das secretárias adjuntas Rosangela Lima (Educação) e Regina Célia de Abreu (Meio Ambiente e Agricultura), bem como Mari Carla Giro, coordenadora de Governo, e Jaqueline Bortolozzo, comandante da Guarda Municipal (GM).

MeninasOcupam2023 3

Confira as participantes do Meninas Ocupam 2023 em Itatiba

Gabinete - Prefeita - Mariah de Camargo Ferreira do Cemei Curió

Ação Social, Trabalho e Renda e vice-prefeita -Thaina Bandeira Lima do Cemei Profa. Rosa M. Chrispim Rossi de Oliveira