Itatiba fecha 2023 com equilíbrio nas contas públicas

Condição permite que sejam feitos mais investimentos no município em 2024

Itatiba fecha 2023 com equilíbrio nas contas públicas
Contas equilibradas permitem investimentos em novos projetos. Infraestrutura e mobilidade estão no foco de 2024 (Crédito: Renato Jr/PMI).

Itatiba fechou 2023 com as contas públicas equilibradas. O município encerrou o ano com cerca de R$ 139.890 milhões em saldo financeiro disponível no dia 31/12. As contas públicas englobam receitas e despesas da Prefeitura de Itatiba e da Câmara Municipal de Itatiba.

Segundo a seção de Contabilidade da Secretaria de Finanças, o fechamento destes valores leva em conta todo um trabalho de análises contábeis feito ao longo do ano.

Destes R$ 139.890 milhões, havia, na mesma data, despesas a pagar de cerca de R$ R$ 66.010 milhões. Estas despesas em aberto serão pagas nesses primeiros meses de 2024; Em dados consolidados, o município fechou 2023 com saldo favorável. Os valores mostram a efetividade no gerenciamento das contas públicas.

Da diferença restante, 50% dizem respeito a recursos vinculados, que serão investidos em obras já designadas, e outros 50% serão investidos em obras de infraestrutura e também de mobilidade.

Equilíbrio permite avanços

Estar com as contas públicas equilibradas permite que o município possa avançar em obras e serviços, realizando além das esperadas manutenções. Estar em equilíbrio fiscal permite que novos projetos sejam postos em prática. Em 2024, um deles é, por exemplo, o início das novas vias marginais, obra de infraestrutura que vai impactar em toda mobilidade da cidade, redimensionando o trânsito pelos próximos anos.

Dados à Câmara

Conforme determina a lei, todos estes dados sobre as contas de 2023 foram enviados à Câmara Municipal de Itatiba, para acompanhamento das finanças públicas.