Carnês de IPTU 2024 já podem ser retirados na Prefeitura

Quem não recebeu o carnê em casa pode retirar 2a. via pessoalmente. Há também opção de imprimir diretamente do site com toda comodidade

Carnês de IPTU 2024 já podem ser retirados na Prefeitura

Guichês da Secretaria de Finanças onde são emitidas as 2as. vias do carnê do IPTU 2024 já estão atendendo a população (Crédito: Comunicação/PMI).

Os carnês de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 já estão com segunda via disponível para retirada na Prefeitura de Itatiba. De acordo com a Secretaria de Finanças, a grande maioria já recebeu o carnê – distribuído desde janeiro via Correios, nos endereços que constam no cadastro de contribuintes do município. Mas se esse não é o caso, ou se o proprietário mora em localidades não atendidas pelos Correios, é possível fazer a retirada pessoalmente, liberada nesta quinta-feira (15/02).

A emissão da segunda via pode ser feita pessoalmente no balcão de atendimento ao público da Secretaria de Finanças, localizado na sede da Prefeitura, o Centro Administrativo Pref. Ettore Consoline (avenida Luciano Consoline n° 600 – Jardim De Lucca). É necessário apresentar documento de identificação e, preferencialmente, um carnê antigo – agilizando o atendimento.

Também é possível obter o carnê via internet, com toda a comodidade, acessando o site da Prefeitura e emitindo a 2a. Via do IPTU. Basta clicar em cima da imagem IPTU 2024 Dúvidas Frequentes e seguir as instruções do item 4, que traz inclusive o link direto para a impressão. bit.ly/IPTU-Itatiba. Para gerar as guias, é preciso ter em mãos o número de inscrição do imóvel, facilmente localizado em carnês de anos anteriores, no campo Dados do Imóvel.

A Secretaria de Finanças mantém uma Central de Informações para tirar dúvidas sobre IPTU de segunda a sexta, das 9h às 17h: telefone 3183-0633 ou 3183-0630 Ramal 1829, WhatsApp (11) 93325-2565 (apenas mensagens de texto) e e-mail central@receita.itatiba.sp.gov.br.

Vale lembrar que a primeira data de vencimento/cota única do IPTU deste ano é o próximo dia 26, podendo ser pago à vista ou de forma parcelada em até 11 vezes. O não recebimento do carnê não implica na prorrogação do vencimento, sendo necessário que os proprietários procurem a Prefeitura para retirar seu carnê antes da data do vencimento.

Descontos e parcelamento

Quem optar em pagar parcela única ou em até seis vezes, terá desconto. Para a parcela única, com vencimento em 26/02/2024, são 5% de desconto. Para pagamento em seis meses, o desconto é de 3%.

Também é possível parcelar o pagamento do IPTU em até 11x, sem desconto. Para os valores parcelados, o pagamento mínimo deve ser de R$ 40 mensais. Os vencimentos das parcelas são entre os dias 25 e 27 a depender de cada mês de 2024. Confira: 1ª 26/02, 2ª 25/03, 3ª 25/04, 4ª 27/05, 5ª 25/06, 6ª 25/07, 7ª 26/08, 8ª 25/09, 9ª 25/10, 10ª 25/11 e 11ª 26/12.

Onde pagar

Neste ano, os bancos conveniados que receberão o IPTU 2024 são: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal ou casas lotéricas, Itaú, Santander, Sicredi, Sicoob e Mercantil.

Mais informações sobre o IPTU podem ser encontradas no site da Prefeitura em https://www.itatiba.sp.gov.br/secretarias/financas/iptu-perguntas-frequentes