CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial

caps_ii

O CAPS de Itatiba é um serviço criado para acolher os pacientes com transtornos mentais, pessoas maiores de 18 anos, que apresentam transtornos graves e que necessitem de um acompanhamento multiprofissional, assim como seus familiares. O CAPS de Itatiba conta com uma equipe profissional que trabalha de forma integrada. A proposta do CAPS é atender a pacientes neuróticos graves e psicóticos adultos de forma mais humanizada, considerando suas particularidades e necessidades específicas, visando a não internação em hospitais psiquiátricos, como serviço substitutivo, além da reintegração dele na sociedade. Para isso, o CAPS oferece acolhimento da crise e oferta de medicação, psicoterapia, atividades terapêuticas, além de um resgate de sua condição de cidadão com direitos, como qualquer outro.

O CAPS se descreve como um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é um lugar de referencia e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, entrando com papel importante e complementar na constituição da rede assistencial de cuidados comunitário, personalizado e promotor de vida.

Os objetivos do serviço são: Prestar atendimento em regime de atenção diária; Oferecer cuidados clínicos eficientes e personalizado; promover a inserção social; tem como responsabilidade organizar a rede de serviços de saúde mental do seu território; dar suporte e supervisionar as ESF ( Estratégia da Saúde de família), PACS (Programas de Agentes Comunitários de Saúde), coordenar junto com o gestor local as atividades de supervisão de unidades hospitalares psiquiátricas que atuem no seu território.

Relação de Funcionários

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Endereço: Travessa Frederico Junqueira, 36 - Vila Cassaro
Telefone: 4487-1712
botao-saude-chama-whatsapp

Jornal Captando
Trata-se de uma publicação confeccionada pelos pacientes atendidos no CAPS II - Centro de Atenção Psicossocial de Itatiba como forma de terapia. O jornal conta com depoimentos dos pacientes, dicas culturais, matérias sobre os eventos do CAPS II e assuntos diversos. A atividade funciona como forma de reinserção social dos usuários do serviço, oferecendo um canal onde eles podem se expressar e exercer seus direitos civis.
2012 2013

Janeiro de 2013
Março de 2013
Maio de 2013