Reforma do Velório Municipal é finalizada e entrega será neste sábado (28/10)

Com investimento de R$ 392 mil, entrega do espaço revitalizado integra programação do aniversário pelos 166 anos de Itatiba

Reforma do Velório Municipal é finalizada e entrega será neste sábado (28/10)

Após cinco meses de obras, infraestrutura está melhorada para dar maior conforto dos visitantes (Divulgação/PMI)

A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Administração, fará neste sábado (28/10) a entrega da reforma do Velório Municipal José Angelo Ordine - Zelão Ordine. A ação tem início às 9h30. Com investimento de pouco mais de R$ 392 mil, a entrega desta revitalização integra a programação de Aniversário da Cidade, pelos 166 anos de Itatiba, a serem completados no dia 1° de novembro, véspera do feriado nacional pelo Dia de Finados (02/11).

Mais conforto

Para dar à população mais conforto em momentos difíceis, as melhorias no velório – que fica na Avenida da Saudade - tiveram início em maio e envolveram desde melhorias na infraestrutura até paisagismo, alcançando o Cemitério da Saudade, municipal, que fica bem ao lado e agora conta com a instalação de um arco na entrada lateral à principal, por onde passa a maior parte dos cortejos.

“Foram cinco meses de intensa reforma. Contamos com um processo licitatório para a realização deste projeto que oferece diversas melhorias: novo espaço para a parte administrativa, capela, reforma das salas, recuperação do piso, melhora da iluminação, da parte elétrica e da parte estética – contamos agora com um caramanchão. Tudo para aconchegar as famílias neste momento de dor e confortar quem perdeu alguém”, destacou a secretária de Administração, Francieli Guinami dos Santos.

Originalmente, o velório é composto por 10 salas, cozinha e capela, além de área administrativa. A parte ajardinada na frente do velório, que divide a Avenida da Saudade em duas pistas, também recebeu nova iluminação - de led, mais potente e econômica.

Velórios

Durante o período de reforma, os corpos foram velados na capela do Cemitério Municipal. “A capela auxiliou muito o município neste período e o Parque das Acácias [particular] também contribuiu bastante. Agora, os velórios voltam a acontecer no espaço do município e com todas as salas reformadas”, completou a secretária Francieli, agradecendo a equipe da Basílica de N.Sra. do Belém, que administra a capela do Cemitério.

Também estará no Velório o totem eletrônico do Cemitec - sistema de busca no Cemitério da Saudade - inovação implantada no último ano. Desenvolvido em parceria com alunos da Etec Rosa Perrone Scavone, o sistema auxilia a encontrar túmulos no Cemitério Municipal.

Programação Aniversário da Cidade - Itatiba 166 anos

28/10 (amanhã)