Prefeitura recebe novos trabalhos no Projeto Arte no Paço

Obras são Helinton Alves e de participantes de atividade do Projeto Vivências-FSS

Prefeitura recebe novos trabalhos no Projeto Arte no Paço

O Arte no Paço está com 18 novos trabalhos, sendo parte de Helinton Alves e parte de atividade do Projeto Vivências  (Tatiana R. Petti/PMI)

A Prefeitura de Itatiba iniciou dezembro com uma nova exposição no Projeto Arte no Paço, no corredor interno do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline. Ao todo, são 18 trabalhos variados, sendo parte de Helinton Alves e parte composta pelo fruto de uma atividade proporcionada em parceria da Secretaria de Cultura e Turismo com o Projeto Vivências, do Fundo Social de Solidariedade (FSS).

Os participantes desta atividade que também estão expondo são: Ana Carolina Godoy, Arnaldo Pereira, Elaine Ap. Martins, Jeane Cristina dos Reis, Maria Luiza, Rafaela Campolongo Magnusson, Rubens Baraccat e Simone de Toledo Lamas. Com a abertura neste 1º de dezembro, a nova exposição pode ser conferida até 26 de janeiro de 2024.

Arte no Paço 03

As artes

São 10 trabalhos de Helinton Luiz Inocêncio Alves em exposição, sendo seis quadros e quatro banners, com destaque para natureza e paisagem. Nascido há 45 anos em Itajubá, Minas Gerais, veio para a cidade da esposa, Itatiba, há três anos. Aos 23 anos, foi diagnosticado com degeneração macular, uma doença que afeta a retina (Hiperplasia do Epitélio Pigmentar da Retina-EPR). Desde então, declarando-se como artista de visão subnormal, segue realizando projetos na área de artes. Cursou licenciatura em Artes Visuais pela Uninter, em Valinhos, e trabalha há 18 anos na Educação Infantil.

Arte no Paço 04

Já o Vivências proporcionou a oportunidade de criação de telas com tinta acrílica através de uma experiência lúdica conduzida pelo artista plástico Cleverton Gomes em setembro no Parque Ferraz Costa. Os participantes olharam para as emoções através das próprias histórias, deixando-se conduzir pela expressão do inconsciente. O esboço foi feito com os olhos vendados e o processo de criação foi complementado, posteriormente, com cores e simbologia.

Sobre o Arte no Paço

O Arte no Paço foi lançado em 2021 e se tornou um espaço cultural para Itatiba. Teve duas edições coletivas, três com trabalhos de estudantes da rede pública e uma da Fatec, uma em dupla Karen Menegheti e Rafael Carvalho, outra em trio - de julho, com Adriana Collete, Mi Ramos e Patti Marzano, além de exposições individuais dos artistas Pedro Gava, Sergio Stocco, Celina Nardi, Cleverton Gomes, Floberto Borges e Sonia Regina Vicenzi Fernandes. Ainda no último mês, pelos 166 anos do município, foram expostos 150 quadros na Exposição Itatiba Terra Amada com pinturas de alunos da Educação de Jovens de Adultos (EJA).

Arte no Paço 02

Foram realizadas também duas exposições de fotos: de Damaris Antunes e Pamela Daniela, Libertária - com índios Pataxó e bailarinos-, e de Marcelo Schellini, Tarikh al-Brasil, em parceria com Pontos MIS. A realização é feita em conjunto pelas secretarias de Administração e de Cultura e Turismo. Artistas que moram/trabalham em Itatiba interessados na iniciativa devem contatar francisco.bessa@cultura.itatiba.sp.gov.br.