Vacina contra dengue: agenda volta a abrir para oferecer doses de faltosos

Nova oportunidade estará disponível para agendamento a partir das 8h desta terça-feira (23/04). Aplicação será na quarta (24) no ACE-SUS

Vacina contra dengue: agenda volta a abrir para oferecer doses de faltosos

Nova chance: com doses de faltosos, agenda de vacina contra a dengue voltará a ser aberta nesta terça (23/04) para crianças de 10 a 14 anos (Crédito: Divulgação/PMI).

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, reabrirá amanhã (terça-feira, 23/04) o agendamento da vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Essas doses que estão sendo oferecidas agora estavam originalmente reservadas em agendamentos anteriores, mas não tiveram comparecimento dos agendados. Assim, os faltosos passam a oportunidade para mais crianças e jovens.

A agenda será aberta a partir das 08 horas, online, no site da Prefeitura (https://itatiba.sp.gov.br/como-agendar-a-vacinacao) e terá horários para a quarta-feira (24/04), exclusivamente no ACE (Ambulatório Central de Especialidades) - SUS, localizado no Jardim De Lucca.

“É mais uma chance para quem quer vacinar seu filho e não tinha conseguido antes. Enquanto o Ministério da Saúde não liberar novas quantidades, vamos remanejando o que recebemos no começo do mês, oferecidas com agendamento, mas que a pessoa não compareceu para tomar. Então, agora elas voltarão a ser oferecidas, novamente por meio de agendamento”, explica o secretário de Saúde, Renan Dias Irabi.

Vacina em Itatiba

Itatiba começou a vacinar contra a dengue no último dia 10. As primeiras 1.928 doses enviadas pelo Ministério da Saúde chegaram no dia anterior. A estratégia de vacinação contra a dengue, bem como a distribuição das doses da vacina e escolha de público-alvo, está seguindo as orientações do Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Dengue 2024, além de notas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde, que diz ainda ter número limitado de doses disponíveis no momento.

A vacina contra a dengue é subcutânea e tem duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação para completar o esquema vacinal. Ao tomar a primeira dose, a criança/adolescente já sairá com a data do retorno.

Centro de Contingência no Virgínia

O Centro de Contingência Contra Dengue (CCD) entra em sua terceira semana instalado no Jardim Virgínia, dentro do PSF Alfredo Vaz Pedroso (rua Eugênio Ulhano – 621). Nas duas primeiras semanas neste novo endereço, foram atendidas lá 1.189 pessoas. Desde que o Centro foi aberto, em fevereiro, já são 2.289 atendimentos.

Para quem está com sintomas ou suspeita de dengue, a Prefeitura de Itatiba segue disponibilizando o serviço, que é voltado a atender partir dos 12 anos até adultos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou seja, “das 7 às 7”. O local opera com 12 cadeiras de hidratação para quem precisa de soro, além de sala de medicação rápida e de coleta de sorologia, fora sala de triagem e dois consultórios médicos.

Quem é atendido no Centro de Contingência, também conta com o funcionamento diário da farmácia, durante oito horas, para retirada gratuita de medicamentos que atenuam os sintomas da dengue. Os principais são: febre alta (acima de 38°C), dor de cabeça, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite, náuseas, manchas vermelhas no corpo e mal-estar geral.

Casos atualizados

Itatiba contabiliza neste início de semana 2.567 casos confirmados de dengue, um óbito pela doença (de um homem de 75 anos) e está com duas mortes suspeitas em investigação, aguardando resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz.

Os dados atualizados sobre casos da doença na cidade neste ano de 2024 são enviados pelo município e abastecem o sistema estadual, e podem ser acompanhados no portal estadual Dengue SP https://dengue.saude.sp.gov.br/dengue/

Para ajudar no combate à doença, a Prefeitura de Itatiba disponibilizou também uma página exclusiva sobre a dengue, que reúne informações sobre a doença bem como ações e serviços de combate:https://itatiba.sp.gov.br/dengue