Itatiba aplica 100% das vacinas contra a dengue

Todas as 1.928 doses recebidas no início de abril foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Itatiba aplica 100% das vacinas contra a dengue

Vacinas contra dengue recebidas em 09/04 terminaram de ser aplicadas ontem (02/05), protegendo quase 2 mil crianças e adolescentes (Crédito: Mari Giro/PMI).

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu na quinta-feira (02/05) a aplicação de 100% das vacinas contra a dengue. Em menos de um mês, todas as 1.928 doses recebidas pelo município no início de abril via Ministério da Saúde foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

“Itatiba se mostrou mais uma vez muito engajada na vacinação, desta vez na campanha da vacina contra dengue - que foi bastante significativa na cidade. Agradecemos o apoio e o compromisso de todos os servidores que se mobilizaram para atender à demanda em menos de um mês e proteger estas crianças com a primeira dose do imunizante de forma rápida e organizada”, comentou o secretário de Saúde, Renan Dias Irabi.

As aplicações foram feitas após agendamento online no site da Prefeitura, aberto no próprio dia 09/04, quando as vacinas chegaram à cidade. A aplicação começou no dia seguinte, 10/04; a agenda era constantemente atualizada e reaberta quando havia faltosos, aqueles que agendaram e não compareceram, para passar a oportunidade para mais crianças e jovens.

"Em menos de um mês, quase 2 mil crianças e jovens de nossa cidade já receberam a primeira proteção contra a dengue - o que é bem ágil. Estamos realizando todos os esforços para que essa proteção chegue a mais pessoas o quanto antes", salientou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, lembrando que o envio de doses é definido pelo governo federal.

A vacina contra a dengue é subcutânea e tem duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação para completar o esquema vacinal. Ao tomar a primeira dose, a criança/adolescente já saía com a data do retorno, em julho, quando o Ministério da Saúde enviará as mais doses.

Casos atualizados

Itatiba contabiliza nesta sexta (03/05) um total de 3.630 confirmados de dengue, três óbitos pela doença e uma morte suspeita em investigação, aguardando resultado de exame do Instituto Adolfo Lutz.

Os dados atualizados sobre casos da doença na cidade neste ano de 2024 são enviados pelo município e abastecem o sistema estadual, e podem ser acompanhados no portal estadual Dengue SP https://dengue.saude.sp.gov.br/dengue/.

Centro de Contingência

O Centro de Contingência Contra Dengue (CCD) instalado no Jardim Virgínia, dentro do PSF Alfredo Vaz Pedroso (rua Eugênio Ulhano – 621), segue atendendo “das 7 às 7”: das 7h às 19h.

Indicado para pessoas a partir dos 12 anos que estão com sintomas ou suspeita de dengue, o local opera com cadeiras de hidratação para quem precisa de soro, além de sala de medicação rápida e de coleta de sorologia, fora sala de triagem e dois consultórios médicos.

Quem é atendido no Centro de Contingência, também conta com o funcionamento diário da farmácia, durante oito horas, para retirada gratuita de medicamentos que atenuam os sintomas. Os principais são: febre alta (acima de 38°C), dor de cabeça, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite, náuseas, manchas vermelhas no corpo e mal-estar geral.

Para ajudar no combate à doença, a Prefeitura de Itatiba disponibilizou também uma página exclusiva sobre a dengue, que reúne informações sobre a doença bem como ações e serviços de combate:https://itatiba.sp.gov.br/dengue.