Prefeitura de Itatiba apresenta projeto de Avenidas Marginais que mudarão mobilidade nos próximos anos

Construção de 45 mil m² cortará a cidade de ponta a ponta e impactará em todo fluxo de trânsito no município; Iniciativa integra programa Avança Itatiba

Prefeito Thomás na apresentação do Projeto das Marginais foi realizada na tarde desta quarta (28/06) no Auditório da Prefeitura de Itatiba (Renato Jr./PMI)

A Prefeitura de Itatiba apresentou na tarde desta quarta-feira (28/06) o maior projeto do programa Avança Itatiba: a criação das Avenidas Marginais, que prevê a construção de 45 mil m² de novas vias margeando o Ribeirão Jacaré – que cortarão a cidade e farão ligação entre os acessos às rodovias Eng. Constâncio Cintra (Itatiba-Jundiaí) e D. Pedro I (Itatiba-Campinas).

O projeto para construção de 3,24 km integra o programa municipal Avança Itatiba, lançado em 2022, em suas duas frentes: Mobilidade Urbana e Infraestrutura. Desenvolvido pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o Projeto Avenidas Marginais tem como principal foco o impacto positivo na mobilidade urbana, além de ser mais uma medida municipal contra enchentes, na readequação da drenagem urbana. O investimento previsto é de R$ 40 milhões.

“Esta será a maior obra do nosso governo. Vamos fazer uma marginal que vai ter uma extensão de 7km cortando a cidade. Itatiba tem se desenvolvido muito e, para acompanhar este desenvolvimento, são necessárias grandes intervenções. Este é um projeto de décadas e que agora vamos conseguir colocar em prática. São obras que colocam o município em um outro patamar de desenvolvimento, pensando em melhorias para os próximos 50 anos, pois trabalhamos para termos uma cidade cada vez melhor”, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira durante a apresentação realizada no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da Prefeitura.

MarginalTracado
Projeto das Vias marginais segue o fluxo do Ribeirão Jacaré, começando a partir da Constâncio Cintra (trecho da Itatiba-Jundiaí) e indo até a saída para Dom Pedro (Itatiba-Campinas). Ns setas, os pontos de início e fim (Obras/PMI)

“Existem alguns trechos já existentes - este projeto começou nos anos 1970, com o prefeito Giácomo Rela, e os demais fizeram alguma parte, e agora com o prefeito Thomás, tão logo iniciamos a administração, já começamos o projeto para concluir as marginais. Um esquema viário que resolverá questões de trânsito possibilitando mais fluidez tanto para quem passa por Itatiba e, principalmente, para quem reside aqui, já que o trânsito ficará mais livre - até contribuindo para menor poluição do ar do município, já que caminhões não precisarão mais transitar pela região central da cidade”, destacou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Adilson Franco Penteado, no evento prestigiado por autoridades municipais e sociedade civil.

Os secretários de Governo, Jackeline Boava Monte, e de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Eduardo Aoun, também explicaram - dentro de suas áreas – a grande abrangência e vantagens do projeto à Itatiba.

Intervenções no Jacaré

Integrando a frente de Infraestrutura do Avança Itatiba, constam neste Projeto Avenidas Marginais intervenções no Ribeirão Jacaré. As margens, que já possuem muros de pedras e gabiões, receberão um novo tratamento – tirando rugosidades.

O foco é contribuir no aumento da fluidez da água, para que possa escoar mais rapidamente - assim como as obras de alargamento feitas na ponte na Avenida Fioravante Piovani, na altura do Jardim das Laranjeiras, perto da foz, onde desemboca no Rio Atibaia. Este trabalho também será realizado em trechos determinados ao longo da nova via.

Criação de ciclovias

O perfil das Avenidas Marginais, segundo o projeto, conta com 15m. Serão 2,5m em toda a extensão destinados à ciclovia. Além disso, também será contemplado com calçada de 1,5m ao lado da ciclovia e 2m do lado oposto. Serão 9m de leito carroçável - a avenida em si, englobando já os 2m para estacionamento.

Para a implantação do projeto, foi necessária a desapropriação de 58 imóveis, sendo alguns já doados à Prefeitura, outros via permutas negociados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação.

Trechos de implantação

Segundo o Projeto, serão nove trechos de implantação, todos margeando o Ribeirão Jacaré. As obras começarão a ser executadas do fim ao início, seguindo regras de engenharia, para dar escoamento à água.

- O primeiro, parte da rotatória da entrada de Jundiaí, ao lado do Shopping Móveis Itatiba, até a Rua José Monteiro Nunes.

- O segundo parte da Rua José Monteiro Nunes seguindo até a ponte da Prefeitura.

- O terceiro passará pelo prédio da Secretaria de Saúde/SUS e seguirá até a ponte do SUS, com desvio para o Corpo de Bombeiros.

- O quarto segue rumo à Rua Alexandre J. Barbosa (Bomba Velha), passando pelo Córrego dos Operários.

- O quinto atravessará trecho da ponte do Mercado Municipal (comércio Oberdã) passando atrás da Rua Rui Barbosa até o posto na Marechal Deodoro.

- O sexto será entre as pontes da Marechal até a Expedicionários, passando sobre a antiga Vicunha, antiga Silcon e prédio da PetCamp.

- O sétimo trecho será da ponte da Av. Expedicionários Brasileiros até a ponte da USF (Universidade São Francisco).

- O oitavo trecho tem início na ponte do Itatiba Mall e segue até a ponte da Av. Fioravante Piovani.

- O nono trecho segue da ponte do Piovani até a Rodovia das Estâncias. Aqui, na região da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), no Bairro da Ponte, próximo à saída para a Rod. D.Pedro I, está prevista a construção de um novo parque linear com espelho d’água pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

apresentamarginais 2  (Tatiana R. Petti/PMI)