JOMI 2024: Itatiba já soma 21 medalhas na etapa regional

Competição segue até domingo (21/04) em Casa Branca; Itatiba recebe final estadual em agosto

JOMI 2024: Itatiba já soma 21 medalhas na etapa regional

Nadadores da Melhor Idade levaram 15 medalhas para casa nos JOMI 2024 - etapa Casa Branca (Crédito: Delegação-Esportes/PMI).

Os atletas de Itatiba estão brilhando na fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2024! A cidade já soma 21 medalhas. Nesta sexta-feira (19/04), a cidade fechou participação em 1º lugar na Classificação Geral (Feminino) e 2º lugar na Classificação Geral (Masculino).
O excelente resultado foi puxado pela brilhante campanha da Natação de Itatiba, que conquistou um total de 15 medalhas! 13 atletas somaram 6 ouros; 4 pratas e 5 bronzes.

Sob o comando da técnica profa. Rosângela Campos, os nadadores da Melhor Idade de Itatiba tiveram estes pódios:

- Iracema Gianini Paccola (Categoria F): 2 medalhas de prata nos 25 Metros, modalidades Costas e Nado Livre

- Maria Cristina Lopes Natale (Categoria C): 2 medalhas de ouro nos 50 Metros, modalidades Costas e Nado Livre

- Lidia Lopes da Silva Pereira (Categoria E): Medalha de bronze nos 25 Metros Livre

- Marilza Claret Nardin Possa (Categoria A): Medalha de ouro nos 50 Metros Costas

- Rosali Maria Nunes Teixeira Pinto (Categoria D): Medalha de bronze nos 25 Metros Costas

- Rosangela Maria Teixeira Brazão Pardo (Categoria B): Medalha de bronze: nos 50 Metros Costas

- Adolfo Bernardi (Categoria E): Medalhas de ouro nos 25 Metros Costas e prata nos 25 Metros Livre

- José Luis Arantes Autran (Categoria D): Duas medalhas de bronze nos 25 Metros, modalidades Costas e Livre

- Rubens Baccarat Ramos (Categoria A): Medalha de ouro 25 Metros Costas e prata nos 25 Metros Livre

-Revezamento 4x50 Feminino (Categoria Mista): medalha de ouro conquistada por Maria Claret Noralin Possa, Maria Cristina Lopes Natale, Rosali Maria Nunes Teixeira Pinto e Iracema Gianini Paccola.

Atletismo com recorde de idade

Nas disputas de atletismo, uma dobradinha para lá de especial! Filomena Madalena dos Santos – a Filó, que com 97 anos e é a mais experiente atleta da delegação, vai trazer mais um ouro para casa, pela prova dos 500 metros. Pouco mais jovem, Escolástica Franco Rela, com seus 93 anos, ficou com a medalha de prata!

Antonio da Silva Cacção (categoria F), ficou com o ouro nos 500 metros e Antonio Vitor Pereira (Categoria E), ficou com o bronze nos 700 Metros. Já no arremesso de peso (3Kg), Claudete Gama (categoria B) ficou com a prata.

JOMIAtletismo

(Crédito: Delegação-Esportes/PMI).

Coreografia brilha na abertura

Itatiba estreou com o pé direito na competição, cravando logo após a abertura, na noite da última terça-feira (16/04), sua primeira medalha: a historicamente vitoriosa Coreografia da Melhor Idade de Itatiba ficou com a prata, sendo superada apenas por Jaguariúna – entre as 21 cidades competidoras. Ao som de ‘I Wanna Dance with Somebody’, clássico dançante da cantora norte-americana Whitney Houston, as competidoras ganharam a plateia, e mais tarde, a medalha. A equipe é liderada pelas professoras Lúcia Manente, Thais Ubinha e Rosangela Campos.

JOMI - 2024 (150)

(Crédito: Paulo Akio/PMI).

JOMI - 2024 (43)

(Crédito: Paulo Akio/PMI).

JOMI - 2024 (93)

(Crédito: Paulo Akio/PMI)

Itatiba em todas

Itatiba participa desta etapa em Casa Branca nas 14 modalidades disponíveis da competição: Coreografia, Natação, Atletismo (masculino/feminino), Bocha, Buraco (masculino/feminino), Damas (masculino/feminino), Dança de Salão, Dominó (masculino/feminino), Malha, Natação (masculino/feminino), Tênis (masculino/feminino), Tênis de mesa (masculino/feminino), Truco, Voleibol Adaptado (masculino/feminino) e Xadrez (masculino/feminino). Somando a integrantes da equipe da Secretaria de Esportes, a delegação itatibense totaliza 184 pessoas, sendo 160 atletas.

Final estadual em Itatiba

Itatiba receberá as finais estaduais desta 26a. edição dos Jogos, entre 12 e 18/08 próximos, quando a cidade deve receber 3 mil pessoas. Por enquanto nesta regional, referente à 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, são 37 municípios. A competição é realizada pela Secretaria Estadual de Esporte e Secretaria de Desenvolvimento Social. Depois de Casa Branca, a programação passa por mais sete cidades: Bebedouro, Ourinhos, Campo Limpo Paulista, Araçatuba, São Bernardo do Campo e Pindamonhangaba.

A expectativa é de que, somadas às oito etapas regionais, mais de 15 mil atletas estejam envolvidos na competição destinada a atletas com idade a partir de 60 anos; em algumas provas de natação e atletismo, é permitida a participação de pessoas com 90 anos ou mais. Os campeões de cada modalidade se classificam para a final estadual, onde será consagrado o município campeão.