Ferraz Costa recebe Janeiro Branco em Ação neste domingo (21/01)

Evento inédito em Itatiba foca na saúde mental

Ferraz Costa recebe Janeiro Branco em Ação neste domingo (21/01)

A Prefeitura de Itatiba realizará neste domingo (21/01) no Parque Ferraz Costa o evento Janeiro Branco em Ação, para conscientizar sobre a campanha que leva o mesmo nome e que, durante este mês traz à pauta a importância da saúde mental e dos cuidados com as emoções.

A abertura está agendada para às 9h, no Espaço Esportivo Jonathan Tescarollo de Lucca, a quadra coberta ao lado do Ginásio Municipal de Esportes José Boava. Logo em seguida, às 9h30, será realizada caminhada de conscientização, com percurso seguindo até a Avenida Santo Antônio.

No retorno, a servidora municipal psicóloga Louise Simões fará palestra sobre o tema “Enquanto há tempo”. Também haverá apresentação do Grupo de Dança Cigana, do Centro de Convivência do Idoso Ângela Lygia Parodi Scavone (CCI), unidade do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e de zumba, com a profa. Márcia Rosana. Os participantes da ação vão contar também com uma Tenda de Serviços.

A ação envolve diversas secretarias municipais: Ação Social, Trabalho e Renda, de Educação, de Esportes, de Governo, de Saúde e de Segurança e Defesa do Cidadão.

Lei municipal desde 2023

Este é o primeiro evento após entrar em vigor a Lei nº 5.603, de 16 de novembro de 2023, que institui o Janeiro Branco e ações de conscientização passam a integrar o Calendário Oficial do Município de Itatiba.

A campanha – criada em 2014 por psicólogos de Minas Gerais inspirados pelo Outubro Rosa – se espalhou pelo país e está presente hoje oficialmente em vários municípios, como agora adota em Itatiba também.

O Janeiro Branco é dedicado a ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental, com objetivo de abordar e incentivar hábitos e ambientes saudáveis na prevenção de doenças psiquiátricas, com enfoque especial à prevenção da dependência química e do suicídio. Os idealizadores decidiram escolher o mês de janeiro por se tratar simbolicamente de uma época de renovação.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. O preconceito e a desinformação da sociedade ainda são obstáculos à procura de ajuda e mudanças.

Rede de Apoio

Além do Janeiro Branco, durante todo o ano a Prefeitura de Itatiba acolhe demandas de saúde mental com equipes multiprofissionais.

A Rede de Apoio à Saúde Mental de Itatiba é formada por: Ambulatório Central de Especialidades (ACE-SUS), Casa Rosa da Mulher – unidade FSS, Central de Abordagem para Pessoa em Situação de Rua, Centro de Atenção à Criança (CAC), Centro de Atenção Educacional Psicossocial e Inclusiva, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher de Itatiba (CAISMI), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), GM Ronda Escolar - Projeto Multiplicando Valores - e Unidade de Pronto Atendimento Antonio Carlos Bedani - Garrincha (UPA).

Quem busca acompanhamento deve se dirigir à unidade mais próxima de sua casa e solicitar atendimento.