Prefeitura de Itatiba

25/09/2018 - 05:51:21
top_desenv_habit

top_planmob
Plano Municipal de Mobilidade Urbana


1ª audiência do PlanMob - Itatiba (Apresentação)

- 2ª audiência do PlanMob - Itatiba (Apresentação)

O PlanMob-Itatiba objetiva promover a articulação das políticas de transporte, trânsito e acessibilidade a fim de proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável, priorizando a implementação de sistemas de transportes coletivos, dos meios não motorizados (pedestres e ciclistas), da integração entre diversas modalidades de transportes, bem como implementação do conceito de acessibilidade universal para garantir a mobilidade de idosos, pessoas com deficiências ou restrição de mobilidade.

Itatiba já é um município atento às questões da mobilidade e possui leis vigentes e projetos em andamento nesta área. Além disso, em 2011, a Prefeitura criou o Programa Municipal Itatiba Mais Acessível, cujo objetivo é proporcionar à pessoa com deficiência permanente ou mobilidade reduzida reais condições de inclusão, possibilitando a promoção dos seus direitos como cidadão. Dentre as diversas ações do programa, destacam-se obras em prédios públicos que visam a acessibilidade e também a regulamentação de vagas especiais de estacionamento na zona urbana.

A atual administração também é responsável por adequações nas legislações vigentes que visam a questão da mobilidade no município como a proibição do tráfego de caminhões e tratores no centro da cidade, revisões na Lei de parcelamento do solo e de zoneamento, o Plano Diretor, instituição do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, regulamentação do serviço de transporte de escolares, entre outros.

1ª Audiência Pública sobre o PlanMob

A Prefeitura de Itatiba realizou dia 5 de maio, a 1ª Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, no Plenário 'Vereador Abílio Monte' da Câmara. O encontro foi aberto à participação de pessoas e entidades interessadas no tema que, além de ouvir as explanações iniciais sobre o Plano, puderam apresentar sugestões.

A audiência foi apresentada pelo Secretário de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura, Erik Carbonari. O público pôde conhecer o cenário atual do município, além do contexto histórico e perspectivas para o futuro. "Nesta primeira audiência nós apresentamos ao público o cenário de Itatiba, ou seja, como está, o que se tem feito e o que se pode fazer pela mobilidade urbana. Com base nessa apresentação, todos puderam apresentar sugestões. No próximo encontro, apresentaremos um piloto do Plano de Mobilidade e novamente as pessoas poderão dar suas sugestões", explicou o Secretário.

A apresentação do plano está de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela Lei n.º 12.587/2012. Nela começarão a ser definidas as metas e ações do Plano de Mobilidade Urbana da cidade - PlanMob-Itatiba. "O PlanMob - Itatiba deverá prever ações para um horizonte de 10 anos, ou seja, até 2025, contemplando, inclusive, os custos e dotação orçamentária prevista para sua implantação", comentou o Prefeito João Fattori.

banner_iptu_2018

banner_botao_cupom_fiscal
banner_atribuicao_aula
banner_aux_transporte
banner_calendario
banner_catabugiganga
banner_programacao_melhor_idade
banner_parquimetro