Saúde anuncia que vacina da gripe está liberada para todos os públicos

Aplicação estará disponível a partir desta sexta (03/05) em todos os postos de saúde de Itatiba

Saúde anuncia que vacina da gripe está liberada para todos os públicos

Postinhos, que até então estavam vacinando públicos prioritários, a partir de amanhã (03/05) passam a oferecer a vacina contra gripe para todos (Comunicação/PMI)

A Secretaria de Saúde municipal de Itatiba informa que a vacina da gripe está liberada para todos os públicos a partir de amanhã (sexta-feira, 03/05). As doses são aplicadas em todas as unidades de Atenção Primária à Saúde, que são ESF e UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h - podem tomar a vacina desde bebês a partir dos seis meses de vida até adultos sem limite de idade.

Para adultos, é necessário levar um documento de identificação para receber a imunização.  No caso de bebês e crianças, deve ser apresentada pelo responsável a carteirinha de vacinação.

Há também unidades para públicos específicos: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher de Itatiba (Caismi) - para gestantes e puérperas, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) - para pacientes atendidos neste serviço.

A ampliação de público é uma orientação do Ministério da Saúde visando contribuir com a redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e absenteísmo durante o período de outono e inverno. A princípio, desde 25/03, quando a Campanha de Vacinação contra a Gripe foi iniciada em Itatiba, recebiam a dose somente pessoas dos grupos prioritários.

Nestes períodos, as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, confinados, com pouca ou nenhuma ventilação natural, o que somado aos fatores já descritos, facilita a transmissão do vírus de uma pessoa para a outra. Esta vacina é trivalente e protege das cepas H1N1 - influenza A/Victoria/4897, H3N2 - influenza A/Thailand/8 - H3N2 e B - influenza B/Áustria/1359417.

Na Mostra Criativa

O público encontrará mais uma oportunidade de se vacinar contra a gripe, fora a semana: no dia 11/05, sábado de véspera do Dia das Mães, haverá um estande da Secretaria de Saúde para aplicar doses durante a realização da Mostra Criativa de Itatiba, no Parque Luís Latorre, das 9h às 17h. A Mostra, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), reúne dezenas de artesãos expondo produtos e alimentos para venda.

Esta será mais uma ação de incentivo à campanha de vacinação contra gripe 2024, organizada pela Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da Saúde, para facilitar o acesso à vacina para quem não pode ir às unidades durante a semana.

No último 13/04, foi realizado um Dia D, para vacinar públicos prioritários em 16 unidades de saúde e também no Parque Luís Latorre, durante a 19ª Festa do Caqui & Cia. Na ocasião, foram aplicadas 497 doses, sendo que metade foi no evento do Parque.