Ilumina Itatiba instala mais de 15,7 mil luminárias com lâmpadas LED em um ano

Modernização da iluminação pública completou seu primeiro ano e já está presente em 32 bairros de todo município

Ilumina Itatiba instala mais de 15,7 mil luminárias com lâmpadas LED em um ano

Programa municipal Ilumina Itatiba realizou a troca de 15.146 mil lâmpadas por LED (Crédito: Arquivo-Renato Jr./PMI).

Em seu primeiro ano, o programa municipal Ilumina Itatiba soma 15.749 postes com luminárias de LED, mais eficazes e econômicas, pela inédita parceria público-privada (PPP) da iluminação pública, da Prefeitura de Itatiba com o consórcio de empresas, que leva o mesmo nome, encabeçada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Este é o principal marco destes 12 meses iniciais, já que a substituição teve início no final de abril de 2023.

Até o momento, moradores de pelo menos 32 bairros já foram beneficiados pela modernização da iluminação pública. Restam 240 trocas para se atingir 100% dos 15.989 mil pontos do município e a modernização de toda iluminação pública atual do município.

A troca de lâmpadas convencionais de sódio pelas de LED resulta em ruas mais iluminadas, o que melhora a vida do motorista, do pedestre, valoriza o espaço público e ajuda na manutenção da segurança pública: desde o início das trocas, apenas 41 luminárias, dentre as mais de 15 mil, precisaram ser substituídas.

Economia

É estimada uma economia de mais de 60%, superando os 54% previstos a menos na conta que a Prefeitura paga pela iluminação pública à fornecedora Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Após a conclusão desta 1ª etapa, de modernização, terá início a fase 2, que contempla a expansão da infraestrutura da rede de iluminação pública, graças a esta economia, atendendo às demandas e cobrindo os chamados “pontos cegos”. A ampliação deve ser de 553 pontos, além de 144 novos postes a cada ano, numa projeção de crescimento da cidade.

A previsão de início da expansão está para o segundo semestre. Segundo a Secretaria de Obras, os projetos de ampliação demandam análise e projeto por parte da CPFL; por isso, necessitam de um prazo maior para execução.

Há ainda projetos, a serem aprovados, de iluminação de destaque em sete espaços públicos da cidade, sendo beneficiados: Biblioteca Municipal, Conservatório Municipal, Mercado Municipal, Paço Histórico, Parque Ferraz Costa, Parque Luís Latorre e Praça da Bandeira.

Ilumina2

Atendimento

Onde ainda o LED não chegou, a população pode solicitar a troca de lâmpada de sódio queimada por meio dos canais de atendimento. Este serviço, antes feito pela CPFL, está sob responsabilidade do Consórcio Ilumina Itatiba. Para as novas lâmpadas de LED não será necessário informar, já que elas vêm com dispositivo que aponta na central de controle quando precisam de substituição.

O Centro de Controle e Operação do Ilumina Itatiba está localizado na Rua Alexandre Gava - 136, no Jardim Virgínia. Os canais de atendimento são: 0800-779-2000; WhatsApp (11) 99694-2431 e site www.iluminaitatiba.com.br.

Todo gerenciamento e manutenção da iluminação pública está a cargo do Ilumina Itatiba, o consórcio vencedor da licitação da PPP, formado pelas empresas NewWay e Engelux, em um investimento municipal de R$ 65,4 milhões a serem pagos ao longo de 20 anos. A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) segue como distribuidora de energia elétrica.