Centro de Contingência contra dengue inicia segunda semana no Jd. Virgínia

Atendimento é das 7h às 19h, para adultos e crianças a partir dos 12 anos

Centro de Contingência contra dengue inicia segunda semana no Jd. Virgínia

Mais de 480 pessoas passaram pelo novo Centro de Contingência contra Dengue nos primeiros quatro dias em novo endereço, no PSF do Jardim Virgínia (Crédito: Mari Carla Giro/PMI).

O Centro de Contingência Contra Dengue (CCD) da Prefeitura de Itatiba tem registrado uma média de 120 atendimentos por dia nesta semana. Desde segunda-feira (08/04), o local tem novo endereço: o PSF Alfredo Vaz Pedroso, na Rua Eugenio Ulhano - 621, no Jardim Virgínia. Isso porque entre segunda e quinta (11), foram 486 pessoas atendidas. Este número se soma aos mais de 1,1 mil pacientes nas seis semanas em que o CCD esteve operando no Ambulatório Central de Especialidades - ACE/SUS.

Podem receber o atendimento no CCD desde crianças a partir dos 12 anos até adultos. A oferta do serviço foi ampliada, sendo das 7h às 19h; ou seja, “das 7 às 7”, de segunda a sexta-feira para pessoas com sintomas de dengue.

O local opera com 12 cadeiras de hidratação, àqueles que precisam de soro, além de sala de medicação rápida e de coleta de sorologia, fora a sala de triagem e dois consultórios médicos. Quem é atendido no Centro de Contingência, também conta com o funcionamento diário da farmácia, durante oito horas, para retirada gratuita de medicamentos que atenuam os sintomas da dengue.

Transporte na UPA

Desde a mudança no novo endereço, uma van da Prefeitura de Itatiba transporta pacientes da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Antonio Carlos Bedani - Garrincha para o novo Centro e vice-versa, se for necessário um cuidado ainda maior. Isso porque a unidade do Virgínia é a mais próxima da UPA, que tem atendido grande volume de pessoas com sintomas de dengue.

Tratamento rápido

O objetivo do CCD é oferecer tratamento mais rapidamente aos casos suspeitos ou já confirmados de dengue, com médicos e profissionais de enfermagem. Diante do aumento do número de casos, assim como registrado em todo o país, caracterizando a epidemia, a Secretaria de Saúde buscou novo endereço para ampliar este atendimento a pessoas com sintomas da doença.

Os principais são: febre alta (acima de 38°C), dor de cabeça, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite, náuseas, manchas vermelhas no corpo e mal-estar geral. Ao sentir esses sintomas, procure atendimento médico. Não faça uso de medicamentos sem indicação.

Para ajudar no combate à doença, a Prefeitura de Itatiba disponibilizou uma página exclusiva sobre a dengue: https://itatiba.sp.gov.br/dengue. As informações sobre casos da doença na cidade em 2024 podem ser acompanhadas no portal estadual Dengue SP: https://dengue.saude.sp.gov.br/dengue.