Arte no Paço traz exposição inédita de Rafaela Marquezani

São 35 trabalhos de técnica desenvolvida de costura sobre tela com visitação em maio

Arte no Paço traz exposição inédita de Rafaela Marquezani

A artista Rafaela Alves Marquezani traz 35 obras de costura em tela para o novo Arte no Paço (Crédito: Tatiana R. Petti/PMI).

O Projeto Arte no Paço da Prefeitura de Itatiba traz nova exposição para o mês de maio. São 35 obras da artista Rafaela Alves Marquezani no corredor interno do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline. A exposição abre oficialmente nesta quinta-feira (02/05), pós-feriado pelo Dia do Trabalho, e seguirá para visitação gratuita até 29/05.

Todas as telas trazem a técnica costura sobre tela, que Rafaela desenvolveu para expressar quem é com o uso de coloridos fios de linha apresentados em formas diversas. Na manhã desta segunda (29/04), a artista de recém-completados 22 anos (06/04) esteve na Prefeitura para realizar a montagem, junto a Francisco Bessa, da Secretaria de Cultura e Turismo, que realiza a curadoria desta iniciativa da Secretaria de Administração.

Linhas coloridas

Esta é a primeira exposição individual de Rafaela, conhecida também por Fafá, que é formada em artes visuais, pintura, gravura e escultura pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. A artista contou que escolheu o uso da linha pela infinidade de cores. “Demora e parece que é uma coisa meio doida, mas tudo é muito pensado. E eu gosto muito, as linhas me acalmam”, resumiu Rafaela.

A jovem já soma experiências de de exposições coletivas: dentre os trabalhos expostos no Arte no Paço estão Emaranhados da Mente, que participou da mostra Brasileirinho na Galeria Eurart em Portugal e o trio intitulado Vínculos de Pensamento, exposto no Rio de Janeiro na 13ª Bienal da Une, ambas em 2023.

Arte no Paço Rafaela (2)

Outro destaque é o primeiro trabalho que fez com linha, que chama a obra O Brasil que você não vê. Contendo ainda o uso de aquarela, nanquim, cortes de faca e fogo, os demais trabalhos em exposição a partir de quinta-feira são: A cor das reflexões, Abra sua paleta, A Tal Melancolia, Bolhas Inéditas, Complementares, Dor, Encaixe infinito, Entrelaçamento, Espaço riscado, Essência, Impotência, Intemporal, Me complete, Olhe, Passado Afiado, Presente, Primárias, Relações Humanas, Revisitar o que foi perdido, Singularidade alinhada, Sutil, Teia, Traçado oposto e Transformação interior, além de títulos compostos por questionamentos, como Qual o nome da sua dor?, O que cura a dor?, Quais são as cores? e O que deu errado?.

Sobre o Arte no Paço

O Arte no Paço foi lançado em 2021 e se tornou um espaço cultural para Itatiba. Teve duas edições coletivas, três com trabalhos de estudantes da rede pública, uma da Fatec e uma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com 150 quadros. Teve ainda exposição duas em dupla- Karen Menegheti e Rafael Carvalho; Luciana Fumach e Lucilena Boscolo Pinfildi-, outras duas em trio - com Adriana Collete, Mi Ramos e Patti Marzano e outra com Igor Mendes de Lima, Luciana Henrique e Tatiane Mortari, além de uma de Claudio Roson ao lado de Tijolos da Cidade (da Lei Paulo Gustavo, do trio Eduardo Leite, Stephen Alexander Slater e Thaynara Magalhães).

Com exposições individuais, participaram Pedro Gava, Sergio Stocco, Celina Nardi, Cleverton Gomes, Floberto Borges, Sonia Regina Vicenzi Fernandes e Helinton Luiz Inocêncio Alves, junto a obras de atividade do Projeto Vivências-CCI-FSS.
Foram realizadas também duas exposições de fotos: de Damaris Antunes e Pamela Daniela, Libertária - com índios Pataxó e bailarinos-, e de Marcelo Schellini, Tarikh al-Brasil, em parceria com Pontos MIS.

Artistas que moram/trabalham em Itatiba interessados na iniciativa devem contatar francisco.bessa@cultura.itatiba.sp.gov.br.