3ª caminhada de conscientização sobre autismo em Itatiba será neste sábado (27/04)

Saída está prevista para 9h na Praça da Bandeira; evento do Caepi encerra Abril Azul

3ª caminhada de conscientização sobre autismo em Itatiba será neste sábado (27/04)

A Prefeitura de Itatiba realizou diversas ações neste Abril Azul, mês de conscientização sobre TEA; nas imagens, palestra no Teatro,  diversão inclusiva no Hopi Hari e palestra para servidores sobre as questões TEA do ponto de vista médico (Crédito: Renato Jr./PMI).

A Prefeitura de Itatiba realizará neste sábado (27/04) a terceira edição da Caminhada TEA, de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. A iniciativa é da Secretaria de Educação, através do Centro de Atenção Educacional Psicossocial e Inclusivo (Caepi), com especialistas para orientação dos alunos com TEA, para fechar o Abril Azul - Mês de Conscientização Sobre o Autismo. 

Está marcada para às 8h30 a concentração na Praça da Bandeira, para chamar a atenção de toda a sociedade à conscientização da importância da temática. A saída está prevista para às 9h, com trajeto pela região. Toda a população está convidada.

O tema da caminhada neste ano é Valorize as capacidades e respeite os limites! e tem até uma hashtag: #AutismoValorizeCapacidades. Algumas características podem identificar a presença do TEA, como dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos. 

Ações do Abril Azul

O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo e dar visibilidade ao TEA. Já o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo é 02/04, data que também objetiva promover a inclusão das pessoas no espectro autista.

A caminhada deste sábado fecha as ações municipais de conscientização ao longo deste mês de abril. Já no início, em 1º/04 - véspera do Dia Mundial de Conscientização do Autismo -, o Teatro Ralino Zambotto recebeu a palestra “Diferenças que nos fortalecem: o TEA em sala de aula”, com Julyany Rodrigues Gonçalves, promovida pela Secretaria da Educação para profissionais da Rede Municipal de Ensino. 

Depois, em 11/04, teve ação interna: a Secretaria de Saúde ofereceu palestra para servidores da secretaria e também da Educação sobre as questões TEA do ponto de vista médico. O encontro ocorreu no auditório da sede da Prefeitura, o Centro Administrativo Pref. Ettore Consoline. 

No dia 08, o Centro de Referência do Autismo de Itatiba (Cai) levou um grupo de 43 crianças e também seus acompanhantes para um dia de diversão inclusiva no parque Hopi Hari, em Vinhedo. A ação contou com apoio da Secretaria de Saúde, do Hopi Hari - que não cobrou ingressos e patrocínio do Grupo Wilson Melino. 

Abril Azul 02

(Crédito: Divulgação/PMI).

Do município aos autistas

Todas as crianças desta ação são assistidas pelo CAI, que foi inaugurado em julho de 2023 pela Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Saúde. O local é uma nova perspectiva para suporte às pessoas com TEA, com atendimento multidisciplinar em um só local, na Rua Dr. Luiz de Mattos Pimenta – 261, Jardim Cel. Peroba.

A Prefeitura de Itatiba realiza diversas ações voltadas à inclusão. Desde 2021, a Prefeitura criou, com apoio da Secretaria de Educação, o grupo de mães de TEA para discussão de ideias e implantação de ações. A mesma pasta fez a compra de livros com a temática da inclusão, para que o assunto seja tratado em sala de aula com todos os estudantes das escolas municipais.

Também houve a implantação pela Prefeitura, em 2021, da Ciptea - Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Itatiba, que dá garantia aos direitos dos autistas. Para obter, basta comparecer à Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, na Av. Nair Soares Macedo Fattori - 200, ao lado da rodoviária. Mais informações pelo 4524-3334.

Outra ação foi realizada neste mês durante a 19ª Festa do Caqui & Cia., realizada no Parque Luís Latorre: foi a Festa Inclusiva com a Hora do Silêncio. Durante 1h cheia nos dois sábados do evento, as atrações ficaram sem som, tudo para que o ambiente pudesse dar mais conforto aos autistas.

Abril Azul 03