Itatiba tem população de 122.424 pessoas, diz Censo 2022

Município cresceu 20,6% nos últimos 12 anos

Itatiba tem população de 122.424 pessoas, diz Censo 2022

Itatiba teve em 12 anos crescimento populacional muito acima da média estadual e nacional, segundo Censo 2022 (Renato Jr/ PMI)

A população de Itatiba é de 122.424 pessoas, segundo o Censo 2022, em dados divulgados nacionalmente na última quarta-feira (28/06). A taxa de crescimento populacional do município é de 20,65% nos últimos 12 anos – tradicionalmente o Censo é feito a cada década, mas por conta da pandemia de Covid e falta de recursos nacionais, teve atrasos e acabou englobando período maior. O Censo anterior, de 2010, apontava que eram 101.471 moradores de Itatiba naquela ocasião.

Proporcionalmente, a população de Itatiba cresceu muito mais do que a média estadual e nacional no período. No Estado de São Paulo, a população é de 44.420.459, o que representa um aumento de 7,65% quando comparado ao Censo anterior. Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

A média de pessoas por residência em Itatiba é de 2,78 moradores, apontando um encolhimento no tamanho das famílias. O Censo 2022 aponta ainda que Itatiba tem uma densidade demográfica de 379,88 habitantes por km².

Para o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, a contagem oficial só confirma um movimento natural que já era percebido pelo poder público: Itatiba é uma cidade atrativa e recebeu, especialmente durante e pós pandemia, um grande fluxo de novos moradores. “É um desafio administrar uma cidade atrativa, que cresce em população muito mais que a média nacional. Por isso, sempre focamos em ações que possam refletir no hoje, mas também na infraestrutura do futuro, caso a construção das vias marginais – que anunciamos essa semana e mudarão a mobilidade de Itatiba nos próximos anos. Governamos no hoje, mas também preparamos nossa cidade para seguir acolhedora amanhã e em décadas à frente”, diz.

Comparativos

Com os primeiros números divulgados pelo IBGE, o Censo 2022 aponta que Itatiba ocupa a 66ª colocação dentro do estado no Ranking de População dos Municípios. Na região Sudeste, sua colocação é a 122ª e na comparação com o Brasil, 251ª colocação. O Censo Demográfico 2022 é realizado em todo território nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostra o perfil socioeconômico do país. Novos dados sobre cada cidade serão divulgados posteriormente, segundo o instituto.