Moinho revitalizado e Mercadão em festa - 168 anos de Itatiba são celebrados com eventos
Dia do aniversário da cidade reuniu cultura, história e lazer em eventos que atraíram toda família
                        
Itatiba comemorou, no último sábado, 1º de novembro, seus 168 anos de emancipação política com uma programação repleta de atrações culturais, históricas e de lazer. Entre os destaques da celebração, o tradicional Mercado Municipal Dona Lica — o Mercadão — comemorou 41 anos com festa aberta ao público, e o centenário Moinho do Denoni foi entregue à população após ampla revitalização, reafirmando seu papel como patrimônio histórico e espaço de educação ambiental.
Primeira das celebrações do dia, as atividades no Mercadão iniciaram logo cedo, com a apresentação da Corporação Musical Santa Cecília, que tocou desde clássicos do cinema até versões de músicas pop atuais. A apresentação incluiu também os já esperados flashbacks e, o ponto alto da celebração, o “Parabéns a você” pelos 41 anos do Mercadão e pelos 168 anos da cidade, foi puxado pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e pelo secretário de Cultura e Turismo, Luís Soares de Camargo.
Durante esse momento, o prefeito Thomás repassou à direção da Banda – como a Corporação é carinhosamente chamada - certificado do Ministério da Cultura do Governo Federal, que a reconheceu como um Ponto de Cultura nacional. O evento também foi acompanhado por secretários da gestão e demais autoridades municipais, entre elas vereadores presentes.
Na sequência, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) local distribuiu 400 pedaços de bolo de aniversário, celebrando a data com a população. Internamente, o Mercadão organizou uma pequena exposição fotográfica, com registro de momentos e curiosidades históricas, que já pode ser avistada por quem acessa o prédio a partir do estacionamento. A distribuição de pipoca, algodão-doce e brincadeiras gratuitas para crianças completaram a programação, garantindo diversão para as famílias, que lotaram a praça de alimentação.



Aniversário do Mercadão teve bolo gratuito do Fundo Social e apresentação da Santa Cecília, que acaba de ser reconhecida nacionalmente como Ponto de Cultura (primeira foto) (Renato Jr./PMI)
Moinho de volta
Logo em seguida, por volta das 11h30, a Prefeitura entregou oficialmente a revitalização do Moinho do Denoni, construído em 1921 e patrimônio histórico que remete à primeira fase da industrialização de Itatiba, que utilizava a força hidráulica do Ribeirão Jacaré. O projeto de restauração preservou a estética e os materiais originais, instalou iluminação de destaque, renovou telhados e pintura, tornou o espaço acessível com rampas e sanitários, e remodelou a topografia externa, evocando o percurso da antiga Cachoeira do Denoni.
Familiares dos Denoni que deram nome ao moinho participaram da cerimônia – netos dos proprietários originais, hoje senhores e senhoras, reviveram memórias de infância – quando o moinho ainda beneficiava milho e arroz – ao entrarem no salão principal, que além do maquinário histórico, também exibe um filme explicativo com imagens de acervo animadas por inteligência artificial – o que permite uma verdadeira viagem ao passado.
Com 185 m² de área construída, o moinho passou a abrigar o Centro de Interpretação Ambiental e Turístico, voltado a ações de educação ambiental, valorização da história local e apoio a visitantes, integrando patrimônio histórico e consciência ambiental. A obra foi realizada em convênio com o Governo do Estado de São Paulo, com investimento de R$571.081,63, gerenciado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).
Fechando a programação, ainda na noite de sábado foi celebrada missa especial pela data, com o padre Maycon Cristian Pedro na Basílica Menor de Nossa Senhora do Belém, e, no domingo (02/11) mais de 100 pessoas participaram do Campeonato de Truco realizado pela Secretaria de Esportes, no Espaço Esportivo Jonathan Tescarollo de Lucca, localizado no Parque Ferraz Costa, ao lado do Ginásio de Esportes – inaugurado há dois anos, também por ocasião do aniversário da cidade.

Acima, momento da entrega da revitalização, acompanhado por familiares dos Denoni. Abaixo, maquinário de moerdo agora revitalizado  Moinho do Denoni 
