Itatiba realiza ações do Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio
Saúde terá grupos e palestras, como do Centro de Atenção Psicossocial - Caps nos CRAS

Através do Caps, a Secretaria de Saúde começou nesta semana a levar palestras sobre o Setembro Amarelo aos bairros via Cras. (Divulgação/PMI)
A Prefeitura de Itatiba está realizando ações do Setembro Amarelo, campanha nacional pelo mês de prevenção ao suicídio. Esta iniciativa brasileira começou em 2015 e o mês de setembro foi escolhido devido ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro, desde 2003.
Na quarta-feira (10/09), Dia de Prevenção, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), unidade da Secretaria de Saúde localizada na Vila Cassaro, ofereceu palestras sobre a campanha em dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras) - Nações e San Francisco. A ação foi com os psicólogos Jessika Duque e Thiago Tônia. Esta mesma palestra com a equipe do Caps será ministrada também no Cras Harmonia no próximo dia 25 e no Cras Porto Seguro no dia 29.
Na próxima segunda-feira (15/09), o Setembro Amarelo também será assunto de uma palestra no Cras Nações, às 9h, com a psicóloga Louise Simões. Já no dia 23/09, às 10h40, a profissional, a convite da Casa da Juventude Antonio Augusto de Castro Júnior – Castrinho, da Secretaria de Governo, irá até a Emeb Profa. Guiomar Almeida Ciarbello, no mesmo bairro, para levar a palestra “Adolescência: o desafio de crescer em um mundo cheio de vozes e telas”.
Além disso, o Setembro Amarelo será foco de uma roda de conversa no PSF Nações, dia 23, às 11h30, mediada pela psicóloga Gabriela Piovani. O evento é aberto a todos interessados.
A Saúde também promoverá o Sábado da Prevenção do mês com foco no Setembro Amarelo, no dia 20, com atendimento das 8h às 12h, em diversas unidades – mais detalhes serão divulgados em breve. Neste dia, a psicóloga Gabriela também realizará roda de conversa no PSF do Zupardo, às 9h20.
Apoio, escuta e esperança
A campanha incentiva a mostrar que ajuda ao escutar sem julgamentos, oferecer apoio e incentivar a procurar ajuda profissional. Segundo o psicólogo Fernando Patrick Prado de Freitas, que atua no Caps-AD, isolamento, falta de esperança, perda de prazer pelas atividades, variação de peso e de sono são alguns comportamentos de que algo vai mal. “O primeiro passo é tomar um gesto de coragem e se abrir”, incentiva.
Em Itatiba, é possível buscar apoio das UBSs e no Caps, além da UPA para casos de crise, de risco iminente à vida. Há também o Centro de Valorização da Vida - CVV que tem atendimento 24h, gratuito e sigiloso pelo número 188 e via chat pelo cvv.org.br.
“É um assunto delicado, que traz às vezes um mal-estar, então é preciso desfazer os mitos e observar sinais de alerta: quando a pessoa muda o comportamento - é extrovertida e fica mais retraída, começa a deixar de lado o cuidado pessoal, a higiene, a alimentação, negligenciar a saúde, excesso de bebida - e também as falas ‘minha vida não tem mais sentido’, no caso dos idosos ‘sou um estorvo para a minha família’ e ‘acho que meu tempo aqui já deu’. São falas de alerta para ter um olhar mais atento e buscar ajuda profissional”, alerta a psicóloga Meicy Fuji, do Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Fundo Social de Solidariedade (FSS).
“Quem passa pelo sofrimento, sabe o abismo que isso é. Eu diria que a esperança é o fenômeno principal da sua saúde mental. Quando a gente fala de prevenção ao suicídio, estamos falando de fortalecimento da esperança, esse é o principal de tudo”, destaca Fernando.
“Cuide de você, cuide das pessoas a sua volta e não se esqueça: você é muito importante para todo mundo ao seu redor”, reforça a presidente do Fundo Social, a primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, endossando a campanha.
Caps no Arte no Paço
O Caps também está neste mês participando do Projeto Arte no Paço da Prefeitura de Itatiba. Atendidos pela unidade foram convidados a retratar por meio da pintura em tela o significado do Caps em suas vidas e o que mais os define. A exposição “Tela de Proteção”, com 18 telas, é um convite para olhar além do estigma e enxergar esse lugar de acolhimento, proteção e liberdade.
As obras compartilham o espaço com 17 telas da exposição MPB na Pele e na Alma, de Rafael Venâncio, e podem ser visitadas no corredor interno do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da Prefeitura de Itatiba, até 30/09, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.