Serviços online de Desenvolvimento Econômico e Habitação passarão por mudanças em abril

Alguns estarão indisponíveis durante a primeira quinzena

Programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação anunciado em agosto último entra em nova fase de implantação (Crédito: Arquivo Renato Jr/PMI).

A partir da segunda-feira, 01/04/2024, os serviços Planta On-Line e Atualiza Imóvel, hoje disponíveis no site da Prefeitura de Itatiba - deixarão de funcionar, voltando em sistema totalmente renovado a partir de 15/04, informa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação.

O Empresa Fácil também passará por mudanças, mas em prazo mais curto, deixando de funcionar em 11/04 e voltando em novo formato liberado para uso também a partir do dia 15.

Os públicos que mais acessam estes serviços, como é o caso arquitetos, engenheiros e contadores, por exemplo, terão uma apresentação das funcionalidades do novo sistema ao longo do dia 10/04 no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da Prefeitura de Itatiba.

Protocolo geral muda

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação, os processos de Alvará de Funcionamento, Alvará de Execução de Obra e Habite-se, Certidões (Anexação, Desdobro, Fracionamento), entre outros serviços, serão protocolados fisicamente até o dia 15/04. Depois dessa data, todos os serviços passam a ser digitalizados, somente sendo aceitos os requerimentos via processo eletrônico através do link que será disponibilizado a partir da mesma data.

Avança Itatiba Desenvolvimento

Essa é a finalização da implantação do sistema totalmente informatizado anunciado em agosto de 2023 pela Prefeitura de Itatiba, no lançamento do programa Avança Itatiba Desenvolvimento, que tem o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de forma digital, em processo mais ágil e transparente, pois será possível verificar o andamento do pedido com menos burocracia.

Esta informatização diminuirá o tempo de aprovação de novos projetos, por exemplo. Além disso, o Avança Itatiba Desenvolvimento também vai diminuir o uso de papel e as filas. Os servidores municipais passaram por treinamento de implantação do sistema junto à Geopixel, empresa especializada em tecnologia da informação, com sede no Parque Tecnológico de São José dos Campos, responsável por fornecer a licença de software para gestão do cadastro municipal.