Saúde faz mais de 2,8 mil atendimentos no Sábado Rosa e Dia D da Multivacinação

Ação municipal foi realizada em 22 unidades de saúde no último sábado (07/10)

Saúde faz mais de 2,8 mil atendimentos no Sábado Rosa e Dia D da Multivacinação

22 unidades participaram do Sábado Rosa na Saúde, dentro da campanha Outubro Rosa 2023 - Prevenção É Vida! do Fundo Social; mais de dois mil atendimentos foram realizados no último dia 07 - Fotos: Divulgação/PMI

A Secretaria de Saúde de Itatiba realizou mais de 2,8 mil atendimentos no último dia 07/10, quando 22 unidades ficaram abertas durante todo o dia (das 8h às 16h) para a promoção de duas ações: dentro da Campanha Outubro Rosa 2023 - Prevenção É Vida!, do Fundo Social de Solidariedade (FSS), e o Dia D de Multivacinação, para atualização da carteirinha de vacinação de menores de 15 anos de idade. O total foi de 2.811 atendimentos.

Somente pelo Sábado Rosa na Saúde, foram mais de dois mil atendimentos. Foram realizados 320 exames papanicolau e 300 solicitações de mamografia, após a avaliação caso a caso.

Sabado Rosa e Dia D da Multivacinacao 2

Também foram realizadas 97 consultas médicas, 108 consultas odontológicas e 561 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. No entanto, a maioria (640) foi na participação de atividades coletivas, como palestras de conscientização sobre a saúde da mulher, entre cuidados e prevenção ao câncer de mama.

Multivacinação

Já o Dia D de Multivacinação, apoiado pelo Rotary Club de Itatiba, realizou a aplicação de 785 doses de variadas vacinas, já que estavam disponíveis todas as preconizadas pelo calendário do Ministério da Saúde, como polio, pentavalente, sarampo, rubéola, além das de gripe de Covid para estes públicos. Adolescentes também puderam ser vacinados contra o vírus HPV.

Outubro Rosa

A ação integra o Outubro Rosa 2023, que teve início em 29/09, com caminhada solidária - com troca de camisetas que renderam 1 tonelada de alimentos que serão destinados a famílias cadastradas em projetos sociais da Prefeitura de Itatiba. Neste ano, as camisetas tiveram patrocínio de Atilatte, BJ Transportes, Bobst, Dry All, Jofege, Prodigy, Sabesp, Simões & Cabral, Spid Brasil e TCI.

Esta programação também teve o Chá Beneficente da Rede de Combate ao Câncer de Itatiba, parceira do FSS, bem como a Câmara Municipal de Itatiba, que sedia a 3ª Exposição Fotográfica Um Toque de Esperança, aberta na noite do dia 02, quando também espaços públicos já exibiam iluminação especial, na cor rosa, em alusão ao tema.

Na próxima semana, o Outubro Rosa continua com: 17/10 às 10h, com a exposição fotográfica Um Toque de Esperança na sede da Prefeitura; 18/10 às 14h com a Tarde de Prêmios da Rede no IEC; 20/10 às 19h com o lançamento do livro Remembranças no Conservatório com parte da renda à Rede; 26/10 às 11h com a Oficina de Automaquiagem para pacientes do Centro Oncológico de Itatiba; e 27/10 às 9h com palestra “A importância da Fisioterapia no tratamento do câncer e demonstração de cuidados com a pele” na EGGP-Centro de Formação Idésio Masiero.