Premiadas as frutas do segundo leilão da 19ª Festa do Caqui & Cia.

Caquis selecionados hoje estarão no Leilão de Frutas, uma das atrações do evento neste domingo (14/04)

Premiadas as frutas do segundo leilão da 19ª Festa do Caqui & Cia.

Julgamento dos caquis deste segundo final de semana foi nesta manhã de sexta (12/04); frutas premiadas poderão ser adquiridas no Leilão de domingo (14) às 13h (Crédito: Divulgação - Casa da Agricultura/PMI).

Foi realizado na manhã de hoje (sexta 12/04) o julgamento das melhores frutas expostas neste segundo final de semana da 19ª Festa do Caqui & Cia., promovida pela Prefeitura de Itatiba no Parque Luís Latorre. Os visitantes poderão encontrar na exposição de frutas dos produtores locais aqueles que foram premiados. Todas as participantes estarão à venda no Leilão de Frutas que será realizado no domingo (14/04), das 13h às 14h30.

Do tipo rama forte, o mais cultivado no município, os premiados deste segundo final de semana são exatamente os mesmos do primeiro, inclusive repetindo o pódio: 1º César Rinaldo Pretti, do Sítio São Joaquim; 2° Caio César Pretti, do Sítio Primavera; 3° Dihego José Ortis, do Sítio São Sebastião.

Os jurados foram: André Barreto, representando a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, do município de Jarinu; Marcos Akira Matsumoto do Agro Master; Célia Regina Siqueira Quaglia, do Sindicato Rural de Itatiba; e os produtores Eduardo Bichara Neto e Genesio Pereira Prisco.

Caqui premiação (3)

4 tipos na Festa

O visitante encontra quatro tipos de caqui na Festa de Itatiba. O rama forte é o tido como molinho quando maduro, preferido por muitos para degustar gelado. O taubaté lembra o rama forte, sendo, no entanto, mais aguado e gelatinoso.

O giombo é o conhecido como caqui chocolate, por conta da polpa mais escura com sementes aparentes, e o fuyu é o chocolate branco, já que se destaca pela ausência de semente. Além do caqui, os visitantes também encontrarão outras frutas produzidas no município, como abacate, atemoia, figo roxo, goiaba e pitaya.

Caqui premiação (1)

2º fim de semana

O segundo -e último- fim de semana da Festa do Caqui 2024 volta com toda a estrutura ampliada e inúmeras atrações, incluindo exposição e venda da estrela da festa, o caqui, nas suas quatro variedades: rama forte, fuyu, taubaté e giombo. Com entrada e amplo estacionamento totalmente gratuitos, tem atrações musicais, Praça de Alimentação com 20 barracas comandadas pela Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba (Aeasfi), e stands personalizados aos produtores e artesãos - com opções de peças temáticas da Festa.

O público dos shows conta com cobertura desde o palco o galpão do Parque, mais conforto com o novo Espaço de Convivência, Espaço Bebê, ambulatório da Secretaria de Saúde, Festa Inclusiva – com 1 hora de silêncio no sábado (13), mascote Caquiseto, promotoras caquisetes, Cidade das Crianças com trenzinho e brinquedos infláveis gratuitos, turismo rural, Cozinha 360º, Leilão de Frutas com a venda dos caquis premiados.

Realizada pela Prefeitura de Itatiba por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e do Meio Ambiente e Agricultura, a Festa do Caqui & Cia. 2024 tem o patrocínio de Sicredi, além de apoio da Aeasfi, ComTur (Conselho Municipal de Turismo) e Circuito das Frutas. Evento realizado pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão e produção da APAA e correalização do município de Itatiba. Para saber mais, acesse: www.itatiba.sp.gov.br/festadocaqui.

Programação da 19ª Festa do Caqui & Cia de Itatiba

HOJE, SEX 12/04

19h - Abertura dos portões com exposição e venda de frutas, produtos agrícolas, artesanato e Praça de Alimentação

19h - Barbarrala

20h30 - Luís Miguel & Rafael

SÁB 13/04

10h -  Abertura dos portões com exposição e venda de frutas, produtos agrícolas, Praça de Alimentação, aulas de culinária, passeios turísticos nas propriedades rurais, Cidade das Crianças com brinquedos infláveis,  mágico (13h às 14h), personagens infantis (14h às 16h) e trenzinho.

11h às 12h30 - Rodrigo Toledo

13h às 14h - Grupo Pegada Nossa

14h às 15h - Festa Inclusiva – 1 hora de silêncio

15h às 16h - Banda Lillybrown