Prefeitura divulga datas da Festa do Caqui e Cia. 2026

Maior evento municipal - com visitantes de todo o Brasil - chega à sua 21a. edição 

Prefeitura divulga datas da Festa do Caqui e Cia. 2026

(Arquivo Festa do Caqui 2025/PMI)

 

A Prefeitura de Itatiba se prepara e já anuncia a data do maior evento municipal: a Festa do Caqui e Cia - que terá sua 21ª edição realizada no Parque Luís Latorre nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de abril, logo após a Páscoa. A promoção é das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Agricultura.

A Festa tem entrada e estacionamento gratuitos a todos os visitantes. No último ano, foram mais de 100 mil pessoas, consolidando-se como um passeio aguardado pela população de Itatiba e pelos turistas. Em 2025 atraiu visitantes de municípios vizinhos, de diversas regiões paulistas e também de outros Estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina passaram pelo pavilhão da festa, segundo levantamento setorial do Turismo da Prefeitura. 

O sucesso é refletido nos números: Mais de 29 toneladas de frutas comercializadas no último ano (exatamente 29.752 quilos) superando em quase 10 toneladas as vendas de 2024. Somente de caqui, foram vendidas 20,6 toneladas dos quatro tipos: rama forte, Taubaté, giombo e fuyu.

 

Destino dos turistas

O Caquiseto, grande caqui de pelúcia que é mascote da Festa, faz sucesso com visitantes de todas as idades que costumam elogiar a organização, segurança e atrativos, além de aproveitar passeios turísticos rurais proporcionados gratuitamente pelo Espaço Turismo da Secretaria municipal. Neste ano, o evento tem tudo para receber novamente aqueles que já conhecem a Festa e cativar os que  vierem pela primeira vez. 

As atrações musicais desta Festa sempre chamam grande público e a Secretaria está fechando a programação artística deste ano, que deve ser divulgada em breve. Outro ponto forte é a Praça de Alimentação, que seguirá sendo comandada pela Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba (Aeasfi), parceira do evento, e que garante parte importante de sua renda para seguir desenvolvendo os trabalhos sociasi anuais em Itatiba. A ação conta com o trabalho de centenas de voluntários e um cardápio bem variado.

Sucesso entre os visitantes também são itens de artesãos locais, principalmente os relacionados ao tema da Festa, que viram suvenir: chaveiros, imãs, peças de vestuário personalizadas, sabonetes, estão entre uma grande gama de produtos inspirados no caqui.

Entre as vivências únicas que a Festa proporciona, há possibilidade de conhecer um pé de caqui plantado no próprio Parque, simbolizando o evento anual, ou visitar plantações inteiras nas propriedades rurais. As famílias contam ainda com a Cidade das Crianças da Festa - com brinquedos infláveis gratuitos e trenzinho passeando pelo Parque - e o conforto do Espaço Bebê, para troca e alimentação em local reservado. 

 

caqui_2026_2

 

Aqui o caqui brilha

A estrela da Festa é o caqui por ser o fruto de maior produção secular na cidade: os primeiros pés datam de 1925. São mais de 70 produtores que cultivam 64 mil pés em 160 hectares, principalmente nos bairros do Morro, Mombuca, Tapera Grande e do Pinhal. A média anual de 5.000 toneladas colhidas chega a movimentar R$ 13,5 milhões no agronegócio. As políticas públicas municipais fortalecem a agricultura familiar, como assistência técnica gratuita aos produtores, subvenção do seguro agrícola e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, além de incentivo rural do Circuito das Frutas.

Os produtores rurais das melhores frutas da Festa do Caqui e Cia. ainda são premiados pelas categorias do tipo rama forte - o mais cultivado no município - e do tipo Taubaté. Os caquis selecionados dos produtores locais participam do Leilão de Frutas, realizado aos domingos, sendo uma das tradicionais atrações da Festa, proporcionando ao visitante a aquisição da nata da colheita do ano.

No espaço de vendas, o visitante encontrará vinhos, sucos, licores, vinagres, doces, molhos, pimentas e geléias, orquídeas, mel, pães, bolos e bolachas, produzidos pelos produtores rurais.

 

caqui_2026_3

(Arquivo Festa do Caqui 2025/PMI)

 

Caqui do Circuito

A Festa do Caqui e Cia. consta no livro fotográfico Circuito das Frutas - História, Cultura e Turismo, recém-lançado (dezembro/2025) em celebração aos 25 anos deste pólo de turismo rural, gastronômico e agrícola do Estado de São Paulo, apoiador do evento, assim como o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) Itatiba. 

A Festa vem crescendo ano a ano, fruto do trabalho da Secretaria de Cultura e Turismo, que celebra a recente classificação de Itatiba como Top Destino Turístico 2025 no segmento de Turismo de Eventos e Negócios, ao lado de Águas de Lindóia e Santana de Parnaíba, reforçando a vocação da cidade para receber eventos, feiras, encontros corporativos e atividades de negócios, impulsionando a economia local e fortalecendo o setor de serviços.

O Circuito é bastante conhecido pela produção de diversas frutas e por inúmeros eventos ligados à temática, celebrando o cultivo e valorizando o produtor rural dos municípios. Valinhos, por exemplo, realiza neste janeiro a 75ª Festa do Figo - 30ª Expo Goiaba no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, que segue até 1º/02. Jundiaí também está com sua 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos, no Parque da Uva, até 08/02. 

Outros municípios do Circuito são Atibaia, Indaiatuba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba e Vinhedo. As caquisetes, promotoras da Festa do Caqui e Cia., devem comparecer a todas as cidades do Circuito para a divulgação mais próximo da data. Mais informações em breve pelo www.itatiba.sp.gov.br/festadocaqui. A Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba atende pelo (11) 4538-0917.

 

caqui_2026_4