Prefeitura sedia palestra de abertura do Maio Amarelo 2024

Tema desta edição é “Paz no trânsito começa por você”; programação segue até 29/05

Prefeitura sedia palestra de abertura do Maio Amarelo 2024

Na manhã desta sexta-feira (03/05), a Prefeitura de Itatiba realizou a abertura oficial do Movimento Maio Amarelo, que tem durante um mês inteiro ações de conscientização para um trânsito mais seguro. O tema de 2024 é Paz no trânsito começa por você, e no município tem a coordenação da Secretaria de Educação e da Escola de Governo e Gestão Pública - Secretaria de Administração, e apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, responsável pelo Departamento de Trânsito.

A abertura, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, foi com apresentação cultural do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil (Cemei) Pintassilgo, do bairro San Francisco, com alunos da segunda fase, da profa. Silvia A. G. V. Pupo.

MaioAmarelo2024 2.jpeg

Alunos da Cemei Pintassilgo abrilhantaram a abertura do Maio Amarelo, mês com atividades focadas na conscientização sobre boas atitudes no trânsito (Crédito: Renato Jr/PMI).

O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira fez questão de salientar a importância de envolver estudantes nesta campanha. “Investir nas crianças é sempre o caminho. O número de carros aumentou demais e as pessoas têm menos paciência, essa é a realidade. Para trabalhar essa cultura de paz, cabe a nós disseminar a cultura de paz nas crianças, para cobrarem esta atitude dentro de casa, dos próprios pais, e assim melhorar o dia a dia na sociedade”, disse o prefeito.

Neste ano, Itatiba promulgou a Lei municipal nº 5.635, de 08 de março, que “institui o mês de Maio Amarelo para conscientização e educação em defesa da vida e segurança no trânsito”.

Guia do Maio Amarelo

“São movimentos que realizamos para que crianças sejam multiplicadores. Neste mês, paramos para conscientizar e refletir, mas todo dia é dia de falar sobre a paz no trânsito”, comentou a secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, anunciando uma novidade: a criação do Guia de Ações do Maio Amarelo, para professores da Rede Municipal de Ensino.

MaioAmarelo2024 3.jpeg

O material desenvolvido pela equipe municipal contém orientações, curiosidades sobre o movimento e sugestões de atividades para trabalhar com as crianças. O foco é na pré-escola, mas o conteúdo pode ser adaptado para demais séries.

“É fundamental para termos um direcionamento nestas ações. Parabenizo todos que fazem acontecer”, elogiou o prefeito Thomás, ao lado de autoridades municipais - pela Prefeitura, os secretários Adilson Franco Penteado (Obras e Serviços Públicos) e Francieli Guinami dos Santos (Administração), além de Otávio Botelho Ferreira (Departamento de Trânsito).

Em seguida, foi apresentada a primeira palestra sobre Paz no trânsito começa por você, ministrada por Camila Souza, do programa Rota da Educação da Concessionária Rota das Bandeiras. O mesmo conteúdo será apresentado ao longo do mês para diferentes públicos nas escolas de Educação Infantil, Básica e de Jovens e Adultos (EJA).

Ações

A primeira ação foi logo no feriado, dia 1º/05, data em que teve início a iluminação de amarelo nas fachadas dos prédios públicos, como a sede da Prefeitura. Também nesta semana (quinta, 02), teve início a confecção de painel colaborativo (abaixo, com o prefeito Thomás) sobre o tema da campanha no corredor interno.

MaioAmarelo2024 4.jpeg

Ao longo do mês, serão realizadas palestras nos Centros de Referência de Ação Social (CRAS) com o GM Joel Garcia da Costa, que soma experiência no Trânsito e atua no setor de Informações e Estatísticas da Guarda Municipal.

Escolas farão atividades lúdicas realizadas com Edvaldo Pessoa, servidor que participou da elaboração da lei que institui o Programa Municipal de Educação para o Trânsito em 2023, destinada aos alunos do Ensino Fundamental.

No sábado 11/05, tem o incentivo à doação de sangue; dia 24/05 (sexta-feira), às 10h, será realizada uma Blitz Educativa na Praça da Bandeira e no dia 29/05 (quarta-feira), fechando a campanha, os servidores públicos municipais estão sendo incentivados a participar do Dia do Amarelo, vestindo uma peça de roupa desta cor.