Prefeitura realizará nebulização contra a dengue no Jardim das Nações

Ação da Secretaria da Saúde será na terça (27/02) a partir das 8h; agentes vão orientar população

Prefeitura realizará nebulização contra a dengue no Jardim das Nações

Agentes comunitárias de Saúde passarão pelo Nações na segunda (26/02) instruindo a população para a nebulização de terça (Crédito: Mari Carla Giro/PMI).

A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Saúde, segue firme no combate a dengue e promoverá mais uma medida contra a doença: a nebulização no Jardim das Nações. A ação, uma das principais estratégias para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, será realizada na próxima terça-feira (27/02), a partir das 8h. Se chover, será adiado para o dia seguinte.

A nebulização é a aplicação de inseticidas nos imóveis para eliminação dos mosquitos adultos, que já preferem ficar dentro dos imóveis e precisam de recipientes com água para se reproduzirem. O Nações é o primeiro bairro a registrar contaminação dentro do município neste 2024, segue com vários casos confirmados e pessoas com sintomas.

Na véspera (segunda, 26), agentes comunitários de saúde (ACS) passarão pelas casas entregando um comunicado à população local, já que este procedimento requer cuidados na preparação do imóvel e também para proteção dos moradores.

DengueNacoes2

A nebulização será feita por aplicadores com máquinas costais. No momento da aplicação, todos - incluindo animais - devem permanecer na calçada do outro lado da rua, só retornando para casa 30 minutos após o término da aplicação do inseticida. Se houver pessoas doentes ou acamadas, deverão ficar em um cômodo com portas e janelas fechadas – é aconselhável, inclusive, a vedação de frestas.

Confira os cuidados para se preparar para nebulização:

MANTENHA ABERTAS portas, janelas, vitrôs e cortinas para facilitar a entrada do inseticida.

GUARDE EM LOCAL FECHADO E/OU MANTENHA COBERTO:

-Alimentos, água e utensílios de cozinha;

-Roupas limpas ou sujas, secas ou molhadas penduradas no varal;

-Bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários.

RETIRE E PROTEJA: roupas de cama, mesa e banho em uso.

RETIRE DO LOCAL OU MANTENHA COBERTOS: automóveis, bicicletas, triciclos, carrinhos de bebe, andador e outros.

Focos de água parada

O inseticida eliminará apenas os mosquitos adultos no momento da aplicação. Para evitar novos focos do mosquito, deverá ser mantida uma rotina de eliminação de recipientes que possam acumular água.

O Aedes aegypti, se cria em água limpa e parada. Junto com o calor, as larvas se desenvolvem mais rapidamente, trazendo risco à saúde pública. É importante que os moradores colaborem permitindo as visitas dos ACS, cuja duração, em média, é de 15 minutos. Os agentes - incluindo os de combate às endemias (ACE) - estão sempre identificados e à disposição para fornecer orientações aos moradores.

Sintomas

O Jardim das Nações já teve ação pontual: em janeiro, a Prefeitura retirou cinco caminhões de possíveis criadouros e fez uso inovador de drone para detectar e combater focos. Além disso, na UBS do bairro, foi criado um centro de hidratação para atender a população.

A atenção aos sintomas é essencial para que busque atendimento em uma unidade básica de Saúde (UBS) ou na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Os principais sintomas são febre alta (acima de 38°C), dor na cabeça, no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Denuncie

O combate à dengue só é possível com a colaboração de todos. Desde o início deste ano até o momento, são 329 casos confirmados em Itatiba. Por isso, o alerta segue para que toda a população elimine possíveis focos de água parada em casa e faça uso de repelente - quem quer prevenir a doença e quem já foi picado, para quebrar o ciclo de novos contágios. Denúncias de focos suspeitos devem ser feitas pelos telefones: 11 4538-8596 e 4538-6239, e também pelo E-Ouve, no www.itatiba.sp.gov.br.