Plenária Municipal de Saúde será aberta à participação popular neste sábado (27/06)
Evento na Câmara Municipal definirá diretrizes para representar Itatiba nas próximas etapas da 18ª Conferência Nacional de Saúde
(Arquivo-Saúde/PMI)
A população de Itatiba terá a oportunidade de contribuir diretamente com o futuro da saúde pública no município durante a Plenária Municipal de Saúde, que será realizada neste sábado (27/06), às 9h, no Plenário Abílio Monte, na Câmara Municipal de Itatiba.
O encontro é a etapa municipal da 18ª Conferência Nacional de Saúde e é aberto a usuários do SUS, trabalhadores da saúde, conselheiros e demais interessados.
Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba, a plenária tem como tema "Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil" e será um espaço para discussão e aprovação de propostas que poderão nortear as políticas públicas de saúde em âmbito regional, estadual e federal.
Grupos temáticos
Durante o evento, os participantes serão divididos em quatro grupos temáticos, alinhados aos eixos da Conferência Nacional de Saúde:
- Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
- Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;
- Os desafios para o SUS na agenda nacional de defesa da vida e da saúde: Emergências climáticas e justiça socioambiental;
- Modelo de atenção e gestão, territórios Integrados e cuidado integral.
Cada grupo debaterá questões relacionadas à realidade local e poderá apresentar propostas de diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Ao final das discussões, serão aprovadas propostas para os âmbitos estadual e federal, que representarão os interesses e necessidades de Itatiba nas próximas etapas da conferência.
Também será realizada a eleição dos delegados que defenderão essas propostas na etapa macrorregional da 18ª Conferência Nacional de Saúde. Qualquer participante poderá se candidatar.
As discussões poderão ser enriquecidas pelas propostas já aprovadas na 8ª Conferência Municipal de Saúde de Itatiba, realizada em 2025, que abordaram temas como ampliação do acesso a exames e especialistas, valorização dos profissionais da saúde, melhorias na acessibilidade das unidades de saúde, fortalecimento da participação popular e ações de promoção da saúde.
Plenária Municipal de Saúde de Itatiba
Quando: 27/06 (sábado), 9h
Onde: Plenário Abílio Monte – Câmara Municipal de Itatiba
Rua Benedicto José Constantino, 100, Bairro do Engenho