Operação Natal: Itatiba terá estacionamento especial em dezembro

De 05 a 24 de dezembro próximo, 12 pontos da área central terão sistema de estacionamento inspirado na Zona Azul; Medida é para permitir maior fluidez nas vagas – muito procuradas nesta época do ano

Operação Natal: Itatiba terá estacionamento especial em dezembro

Placas especiais serão instaladas a partir da próxima semana. Estacionamento rotativo temporário para o Natal entra em vigor no próximo dia 05. (Renato Jr/PMI)

 

Para promover a maior rotatividade na ocupação das vagas de estacionamento na área central da cidade, a Prefeitura de Itatiba adotará uma ‘zona azul’ - especial e gratuita - entre os dias 05 e 24/12 próximos, ampliando a oferta de vagas aos usuários durante o período de maior fluxo comercial, já que as vagas poderão ser utilizadas por no máximo uma hora por vez – tempo que passa a ser contado com a retirada de tíquete de identificação estacionamento que serão fornecidos por agentes de apoio

12 ruas e pontos da região central – que concentram bancos, serviços e comércio de Itatiba - terão o sistema de estacionamento especial durante estes 20 dias, nos seguintes horários: de segunda a sexta, do meio-dia às 20h e aos sábados, das 10h às 14h. Na véspera de Natal, 24/12, será válido o horário das 10h às 14h.

Os pontos são:

- Praça da Bandeira (todos os lados)

- Rua Quintino Bocaiúva

- Ladeira Florêncio Carlos de Araújo

- Rua Dr. Jorge Tibiriçá

- Rua Florêncio Pupo, entre as ruas Benjamin Constant e Quintino Bocaiúva;

- Rua Dr. Aguiar Pupo, entre as ruas Quintino Bocaiúva e Benjamin Constant;

- Rua Rangel Pestana, entre as ruas Benjamin Constant e Comendador Franco;

- Rua Cel. Camilo Pires, entre as ruas Comendador Franco e Benjamin Constant;

- Rua Rui Barbosa, entre as ruas Comendador Franco e Benjamin Constant;

- Avenida Marechal Deodoro, entre as ruas Benjamin Constant e Comendador Franco;

- Rua Francisco Glicério, entre a rua Florêncio Pupo e a Av. Marechal Deodoro;

- Estacionamento do Mercado Municipal (Mercadão). 


Sem cobrança, com multa

O sistema especial funcionará assim: cada veículo poderá ficar até 1 hora na vaga das áreas determinadas. Vale lembrar que não haverá cobrança pelo estacionamento, mas o tempo máximo de permanência na vaga será fiscalizado por agentes de trânsito. Se for ultrapassada a 1 hora, haverá multa – considerada infração grave e cinco pontos na carteira de motorista.

O sistema de estacionamento rotativo gratuito da Operação Natal estará identificado com placas de trânsito especiais – que indicam horários e data de vigência, além de alertar que o não cumprimento implicará multa grave ao dono do veículo. O tempo de estacionamento – vale lembrar, estará condicionado à colocação de tíquete de identificação no veículo, que agentes de apoio - devidamente identificados – fornecerão circulando pelas áreas abrangidas.

A medida está garantida pela Lei nº 5.794, de 22 de outubro de 2025, aprovada pela Câmara Municipal no final do último mês. Se for verificada infração, os agentes de apoio emitirão notificação de irregularidade, que será afixada no parabrisa do carro, para que o motorista tenha ciência do descumprimento e da possível incidência das penalidades previstas nesta lei. Se ainda assim não for respeitada a lei, os agentes de trânsito poderão aplicar multa.
 
zona_azul_2

 

Como proceder para estacionar?

Para estar dentro das regras da Operação Natal – sem correr o risco de multa – o motorista deverá;

1- Retirar o tíquete de estacionamento gratuito com agente de apoio. Nele, constarão dia e horário da ocupação da vaga;
2- Posicionar o tíquete no para-brisa do veículo, em local visível

3- Respeitar o limite máximo de uma hora de permanência na mesma vaga, na área determinada;
4- Tirar o carro do local até o término do período permitido.


O Departamento Municipal de Mobilidade e Trânsito informa que será considerada em situação irregular – e sujeita à multa grave - quando o veículo estiver estacionado sem o tíquete do Sistema de Estacionamento Rotativo Gratuito da Operação Natal 2025 ou ultrapassar o tempo máximo de permanência permitido de 1 hora na mesma vaga.