Nesta sexta (12/04) tem o segundo fim de semana da 19ª Festa do Caqui & Cia.

Maior evento municipal está de volta no Parque Luís Latorre com todos os atrativos gratuitos - turísticos, gastronômicos, infantis e musicais

Nesta sexta (12/04) tem o segundo fim de semana da 19ª Festa do Caqui & Cia.

Caqui premiados na última semana: nesta sexta, sábado e domingo, tem mais!
(Crédito: Renato Jr/PMI)

A Prefeitura de Itatiba promove o segundo final de semana da 19ª Festa do Caqui & Cia. a partir desta sexta-feira (12/04). O Parque Luís Latorre abre os portões às 19h para mais três dias do maior evento municipal com atrativos gratuitos para toda a família.

No primeiro fim de semana, recebeu mais de 68,5 mil visitantes e movimentou aproximadamente R$ 100 mil entre os produtores rurais, incluindo a venda de 7,4 toneladas da estrela da festa, o caqui, nas suas quatro variedades: rama forte, fuyu, taubaté e giombo.

Neste segundo fim de semana, a Festa estará de volta com entrada e amplo estacionamento totalmente gratuitos e a expectativa é também de bom movimento na Praça de Alimentação, que conta com 20 barracas comandadas pela Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba (Aeasfi).

Nos palcos

Uma novidade que está agradando o público desta 19ª Festa do Caqui é a ampliação da estrutura para o público dos shows: agora cobre desde o palco até os arcos do galpão coberto do Parque, garantindo proteção de sol e chuva. São 11 atrações musicais para este 2º fim de semana de evento.

Já nesta sexta (12), às 19h tem Barbarrala com muito pop/rock nacional e às 20h30 tem a dupla sertaneja Luís Miguel & Rafael. No sábado (13) o som começa com o cantor Rodrigo Toledo às 11h, seguido do pagode do Grupo Pegada Nossa às 13h.

Depois da Festa Inclusiva – com 1 hora de silêncio (14h) voltada a atender públicos especiais – como pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem a Banda Lillybrown Rock às 15h. A programação segue com Ideia Mais às 16h30 e termina com duas apresentações sertanejas: Adalto & Adalberto às 18h e Reginaldo & Donizeti às 20h30.

No domingo (14), começa ao meio-dia, com a tradicional apresentação dos músicos da centenária Corporação Musical Santa Cecília, a Banda, patrimônio cultural imaterial da cidade. Logo às 13h, começa o leilão para a venda por maior lance aos caquis premiados neste segundo final de semana e demais frutas dos produtores locais.

Já 14h45 o palco recebe diversos alunos e professores que formam a Banda Jovem do Conservatório, do Conservatório Municipal Profa. Alba Panzarin Degani. A apresentação segue até 16h. Já à noite, às 20h, está marcado o show da dupla sertaneja João Bosco & Vinícius, do hit Chora Me Liga, sucesso em todo o país.

Festa para aproveitar

Outra atração deste segundo fim de semana é o CineSolar, do Ministério da Cultura e CPFL Energia, no domingo (14). O espaço terá apresentação de curtas e longa-metragem ao ar livre, no gramado. O objetivo da atração é, ao mesmo tempo em que democratiza o acesso às produções audiovisuais, difundir também a tecnologia da geração de energia solar, sustentável.

A Festa também tem outros ambientes para aproveitar, como o novo Espaço de Convivência, stands personalizados na área de exposição aos produtores, com variedade de itens, e artesãos - que apresentam grande opção de peças temáticas utilizando o caqui. Os visitantes ainda poderão ver o mascote Caquiseto e as promotoras, as caquisetes, Fabíola Martins, Giovana Sampaio e Thais Cabral. Se precisar, tem Espaço Bebê e ambulatório da Secretaria de Saúde – que neste sábado terá vacinação da Campanha contra a Gripe - para grupos prioritários (crianças até 5 anos, maiores de 60, professores, trabalhadores da saúde, gestantes, etc.).

A Cidade das Crianças oferece trenzinho e brinquedos infláveis gratuitos no sábado e domingo, personagens infantis e show de mágica. Terá ainda quatro saídas gratuitas do turismo rural com inscrições no Espaço Turismo Itatiba, aulas-show de culinária com caqui na Cozinha 360º, Leilão de Frutas com a venda dos caquis premiados.

Realizada pela Prefeitura de Itatiba por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e do Meio Ambiente e Agricultura e tem o patrocínio de Sicredi, além de apoio da Aeasfi, ComTur (Conselho Municipal de Turismo) e Circuito das Frutas. Evento também realizado pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão e produção da APAA e correalização do município de Itatiba. Para saber mais, acesse: www.itatiba.sp.gov.br/festadocaqui.

FestaCaqui 2

Programação da 19ª Festa do Caqui & Cia de Itatiba

SEX 12/04

19h - Abertura dos portões com exposição e venda de frutas, produtos agrícolas, artesanato e Praça de Alimentação

19h - Barbarrala

20h30 - Luís Miguel & Rafael

SÁB 13/04

10h -  Abertura dos portões com exposição e venda de frutas, produtos agrícolas, Praça de Alimentação, aulas de culinária, passeios turísticos nas propriedades rurais, Cidade das Crianças com brinquedos infláveis,  mágico (13h às 14h), personagens infantis (14h às 16h) e trenzinho.

11h às 12h30 - Rodrigo Toledo

13h às 14h - Grupo Pegada Nossa

14h às 15h - Festa Inclusiva – 1 hora de silêncio

15h às 16h - Banda Lillybrown