Nebulização reforça combate à dengue no Jardim das Nações

Ação iniciada nesta terça (27/02) fica no bairro até sábado; Saúde conta com a colaboração dos moradores para receber equipes

Nebulização reforça combate à dengue no Jardim das Nações

Vários momentos da pulverização dentro das casas no Jardim das Nações desta terça-feira (27/02)(Crédito: Mari Carla Giro/PMI).

O Jardim das Nações começou a receber nesta terça-feira (27/02) a nebulização de inseticida nas residências para combater o mosquito da dengue, ação inovadora da Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Saúde.

Dez agentes comunitárias do Nações e do NR Afonso Zupardo, e quatro operadores da nebulização, atuaram desde as primeiras horas da manhã neste primeiro dia de trabalhos, que devem se estender – se o clima se mantiver estável - até o final desta semana. No próximo sábado, as escolas do bairro passarão pelo procedimento.

NebulizaNacoes2

Equipes da Saúde foram às ruas logo cedo, tendo antes passado por uma última orientação, com a responsável pela Atenção Primária à Saúde em Itatiba, Débora Diniz (Crédito: Mari Carla Giro/PMI).

Apoio e incentivo

Boa parte da população das ruas já visitadas apoia a nebulização para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. Moradora da rua Bélgica e há cerca de 30 anos vivendo no bairro, dona Anésia Ap. Félix de Souza abriu sua casa para os agentes e aguardava na rua a aplicação. “Com certeza é muito bom para nossa saúde. O problema é que tem gente que não aceita. Mas eu não. Sou bem consciente e fiz minha parte”, declarou, defendendo a união de todos no combate à doença.

O casal André Daniel de Lima e Patrícia Rocha, morador da mesma rua, abriu não só sua casa, mas também da mãe de André, que estava trabalhando e já havia avisado autorizar a ação, pela importância neste momento de crescimento de casos.

“É importante todo mundo se conscientizar para que a gente elimine esse mosquito e se mantenha sadio. Temos que fazer nossa parte e todos os vizinhos também”, declarou ele, que disse conhecer pessoas do bairro que tiveram dengue. Os números mais atualizados, da última sexta (22), apontam que Itatiba registra 329 casos de dengue neste início de ano, segundo a Secretaria de Saúde.

Colaboração

Para o sucesso total da ação, a Secretaria da Saúde conta com a colaboração de todos os moradores, para abrir suas residências às equipes de aplicação do inseticida – que é bastante eficaz na eliminação de mosquitos adultos.

A ação toda é muito rápida: são minutos em cada casa, tempo suficiente para que a agente verifique se o local está protegido e pronto para receber a nebulização, que se concentra em quintais, corredores e garagens. O mínimo é de seis pontos de aplicação do aerossol por imóvel. Pede-se que os ambientes que receberam o inseticida não sejam lavados por, pelo menos, 24 horas, para garantir o tempo máximo de ação do produto.

“O inseticida é específico. Não causa tanto impacto ao meio ambiente, mas é necessário um preparo para que as casas recebam. Abram as casas e recebam os agentes. O objetivo maior é proteger a saúde da população. Mesmo matando os mosquitos adultos, é fundamental também eliminar os criadouros (qualquer coisa que possa acumular um pouquinho de água, como uma tampinha de garrafa). Esse é o ponto fundamental, já que 80% dos focos estão dentro de casa”, ressalta a enfermeira Débora Diniz, que conduz a Atenção Primária à Saúde em Itatiba e orientou a nebulização nesta terça.

NebulizaNacoes

Vários momentos da pulverização dentro das casas no Jardim das Nações desta terça-feira (27/02)(Crédito: Mari Carla Giro/PMI).

Como é a nebulização

A nebulização é uma das principais estratégias atuais para o combate à dengue. Ela elimina mosquitos adultos, que preferem ficar dentro dos imóveis e precisam de recipientes com água para se reproduzirem.

Ela é feita por profissionais aplicadores com máquinas costais. No momento da aplicação do inseticida, todos - incluindo animais - devem permanecer na calçada do outro lado da rua, só retornando para casa 30 minutos após o término. Se houver pessoas doentes ou acamadas, deverão ficar em um cômodo com portas e janelas fechadas – é aconselhável, inclusive, a vedação de frestas.

NebulizaNacoes11

Confira os cuidados para se preparar para nebulização

 

MANTENHA ABERTAS portas, janelas, vitrôs e cortinas para facilitar a entrada do inseticida.

 

GUARDE EM LOCAL FECHADO E/OU MANTENHA COBERTO:

-Alimentos, água e utensílios de cozinha;

-Roupas limpas ou sujas, secas ou molhadas penduradas no varal;

-Bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários.

 

RETIRE E PROTEJA: roupas de cama, mesa e banho em uso.

 

RETIRE DO LOCAL OU MANTENHA COBERTOS: automóveis, bicicletas, triciclos, carrinhos de bebe, andador e outros.

Focos de água parada

O inseticida elimina apenas os mosquitos adultos no momento da aplicação. Para evitar novos focos do mosquito, deverá ser mantida a rotina de eliminação de recipientes que possam acumular água. O Aedes aegypti se cria em água limpa e parada. Junto com o calor, as larvas se desenvolvem mais rapidamente.

Denuncie

O combate à dengue só é possível com a colaboração de todos. Por isso, o alerta segue para que toda a população elimine possíveis focos de água parada em casa e faça uso de repelente - quem quer prevenir a doença e quem já foi picado, para quebrar o ciclo de novos contágios. Denúncias de focos suspeitos devem ser feitas pelos telefones: 11 4538-8596 e 4538-6239, e também pelo E-Ouve, no www.itatiba.sp.gov.br.

NebulizaNacoes3

Aberto Centro de Contingência

Também nesta terça, 27, a Prefeitura de Itatiba deu início ao inédito Centro de Contingência para dar atendimento exclusivo às pessoas com suspeita de dengue e também a quem já tem diagnóstico da doença.

Entre 16h30 e 20h, o ACE (Ambulatório Central de Especialidades) – SUS da Secretaria de Saúde, no Jardim De Lucca, se voltará apenas para esses casos, uma medida para dar mais rapidez ao atendimento, cuja procura vem crescendo nos últimos dias no serviço público de saúde.

O local funcionará – inicialmente - nesta terça, quarta e quinta-feira (de 27 a 29/02) e terá médicos e profissionais de enfermagem, além espaço de hidratação (em que as pessoas tomam soro) para alívio dos sintomas. Os principais são febre alta (acima de 38°C), dor na cabeça, no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.