Itatiba receberá quase 2 mil doses de vacina contra dengue

Ministério da Saúde confirmou nesta terça (02/04) que serão 1.928 doses destinadas ao público de 10 a 14 anos

Itatiba receberá quase 2 mil doses de vacina contra dengue

Assim que chegarem as vacinas, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão vacinados no prédio do SUS, informa Secretaria de Saúde (Crédito: Divulgação/ Ministério da Saúde).

Itatiba receberá 1.928 doses de vacina contra a dengue, confirmou nesta terça-feira (02/04) o Ministério da Saúde à Prefeitura. De acordo com nota técnica recebida pela Secretaria de Saúde, as doses serão destinadas neste momento ao público de 10 a 14 anos - uma escolha federal, seguindo diretrizes do Programa Nacional de Imunizações - PNI. O documento traz quantidades, público-alvo e detalhes técnicos para que cada município possa se preparar para começar a vacinação.

De acordo com o secretário de Saúde, Renan Dias Irabi, a aplicação tem previsão de início na próxima semana, ainda sem data, e será feita exclusivamente no Ambulatório Central de Especialidades (ACE-SUS). Tão logo cheguem as vacinas, mais detalhes serão divulgados à população.

“O público foi escolhido pelo Ministério, não sendo uma decisão do nosso município, e se justifica, segundo o explicado, por ser a faixa que mais concentra hospitalizações no país”, explica o secretário de Saúde.

No momento, Itatiba tem 1.061 casos confirmados de dengue neste ano e uma morte confirmada causada pela doença, além de duas mortes em investigação, aguardando resultado de exames do Instituto Adolfo Lutz. Os dados atualizados são enviados pelo município e abastecem o sistema estadual, que pode ser acessado em https://dengue.saude.sp.gov.br/dengue/

Para ajudar no combate à doença, reunindo informações sobre a doença, como combatê-la e notícias de ações realizadas pelo município, a Prefeitura de Itatiba disponibiliza uma página exclusiva sobre a dengue: https://itatiba.sp.gov.br/dengue

Doses
Essa estratégia de vacinação contra a dengue, bem como a distribuição das doses da vacina está seguindo as orientações do Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Dengue 2024, além de notas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde, que informa ainda ter número limitado de doses disponíveis no momento. A vacina tem duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação para completar o esquema vacinal.

Vacinas para RMC

Integrante da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Itatiba está entre as 19 cidades deste conglomerado que receberão as doses, numa estratégia definida pelo Ministério da Saúde. Outras duas macro-regiões paulistas também estão entre as contempladas, além de cidades de outros Estados, como Minas Gerais e Paraná.