Itatiba recebe reconhecimento estadual pelo combate à tuberculose
Premiação inédita destaca a eficiência do município na investigação e na prevenção da doença, especialmente entre quem convive com doentes
Equipe do CTA com o certificado da premiação recebida por Itatiba na última sexta (5): município ainda tem casos de tuberculose, mas quebra de ciclo de contaminação entre pessoas próximas aos doentes é reconhecida estadualmente como altamente eficaz. (Divulgação Saúde/PMI)
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), unidade especializada da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba, recebeu na última sexta-feira (05/12) reconhecimento inédito do Governo do Estado de São Paulo pelo bom desempenho no enfrentamento à tuberculose.
A premiação ocorreu durante o Simpósio Vigilância em Saúde em Movimento, realizado de 1º a 5 de dezembro em São Paulo, quando também aconteceu o Fórum Estadual da Tuberculose 2025.
A cidade é destaque por alcançar mais de 70% de investigação dos contatos dos casos confirmados, o que, na prática, revela a efetividade do acompanhamento das pessoas que convivem diretamente com pacientes diagnosticados com tuberculose.
Esse bom acompanhamento permite identificar possíveis infecções assintomáticas entre pessoas próximas, como familiares – por exemplo -, e interromper cadeias de transmissão, além de oferecer tratamento o quanto antes em caso de diagnóstico positivo, informa a enfermeira Amanda Penedo Pina Oliveira, responsável pelo CTA e pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose.
“O CTA é a referência para tratamentos contra tuberculose em Itatiba. Os casos chegam ao CTA por meio da atenção primária (os postinhos) que é a porta de entrada. Se existir suspeita de tuberculose, a unidade básica de saúde solicita os exames específicos. Os casos positivos são diretamente encaminhados ao CTA. Por isso, em caso de tosse prolongada por mais de três semanas, sudorese (excesso de suor) noturna e emagrecimento acentuado nos últimos meses, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima, pois a doença pode ser tratada e curada quando acompanhada”, orienta a enfermeira Amanda, desmistificando o preconceito que ainda existe em torno da doença.
Em 2024, Itatiba teve 21 novos casos de tuberculose e, em 2025, até o momento, foram 24. Segundo o Boletim Epidemiológico de Tuberculose 2025, o Estado de São Paulo registrou 20.647 novos casos em 2024, com coeficiente de incidência de 44,9 casos por 100 mil habitantes, além de mortalidade de 2,9 óbitos por 100 mil habitantes, ainda um grande problema de saúde pública, considerada doença de alta mortalidade. No cenário nacional, os últimos dados são do Ministério da Saúde, que contabilizou 84.308 novos casos de tuberculose em 2024, com incidência de 39,7 casos por 100 mil habitantes.
Dezembro Vermelho
Outra frente de combate do CTA, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) estão no centro das ações do Dezembro Vermelho – mês de combate às IST’s e conscientização sobre HIV/AIDS. Ao longo do último sábado (06/12), o CTA realizou 48 testes de detecção de HIV e 48 de sífilis na praça José Bonifácio, no Centro.
Destes, três foram positivos para sífilis e encaminhados para tratamento no CTA. Até o próximo dia 19, todas as unidades de saúde atenderão - por livre demanda - interessados nos testes rápidos e orientações sobre o HIV e outras IST’s.

O CTA
Unidade referência em tratamentos especializados na saúde municipal, o CTA oferece atendimento de segunda à sexta, das 7h às 17h. Às quintas, excepcionalmente, das 7h às 18h. Para testes rápidos, o atendimento é de segunda a sexta das 8h às 15h30, exceto às quintas, que é das 8h às 17h. O CTA fica na Rua Pompéia, 45 - Giardino D'Itália. Telefones: 4534-0832 / 4594-5137.