Itatiba é vice-campeã da etapa regional do JOMI 2024 em Casa Branca

São 36 medalhas conquistadas; atletas 60+ competirão em casa na Final Estadual

Itatiba é vice-campeã da etapa regional do JOMI 2024 em Casa Branca

Equipe de Atletismo: ao lado na Natação, garantiu o maior número de medalhas para Itatiba neste ano  (Crédito: Divulgação Esportes/PMI).

Foi encerrada ontem (domingo, 21/04) a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2024, realizada em Casa Branca, e Itatiba conquistou o vice-campeonato, repetindo o desempenho do último ano, dentre os 37 municípios que disputam esta 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. A equipe feminina somou 74 pontos, a masculina 62 e a mista 22, totalizando 158 pontos na classificação final, ficando apenas atrás de Campinas (que atingiu 179 pontos).

A delegação itatibense totalizou 184 pessoas, sendo 160 atletas - que conquistaram ainda mais medalhas do que na campanha anterior. Em 2023 foram 27 e neste ano subiram ao pódio 39 vezes.

JOMIFinal2lugar 220424

As professoras e técnicas Lúcia Manente e Rosângela Campos, da Prefeitura, com o troféu de Itatiba vice-campeã nos JOMI 2024 - etapa regional (Crédito: Divulgação Esportes/PMI).

Atletismo e Natação

Os grandes destaques neste ano para Itatiba foram a Natação e o Atletismo, que somaram a maior parte das medalhas.

Ouro - Filomena Madalena dos Santos ‘Filó’, arremesso de peso 2kg (Categoria G)

Ouro - Antonio da Silva Cacção, arremesso de peso 3kg (Categoria F)

Ouro - Lidia Lopes da Silva Pereira, arremesso de peso 2kg (Categoria E)

Prata - João Roberto da Silva, 1.200m rasos (Categoria C)

Tênis

Prata - Anna Maria Sesma Ferraz de Campos e Ilda Julia Sesti, (Categoria Duplas A)

Bronze - João Luiz Pântano ‘Joca’ (Categoria B)

Tênis de Mesa

Ouro - Noelia Baradel Tibério (Categoria C)

Ouro - Vera Lucia Vighy Zambelli (Categoria B)

Bronze - Dulcirlei Cardoso Gagliardi Takeda ‘Dulce’ (Categoria A)

Bronze - Romeu Tibério (Categoria C)

Buraco

Ouro - João Batista Alexandre ‘Caconde’ e Luiz Carlos Zini ‘Sabugo’

Vôlei

Prata - masculino (Categoria 70)

Bronze - feminino (Categoria 60)

Bronze - feminino (Categoria 70)

Desempenho nas modalidades

Itatiba participou da regional em Casa Branca nas 14 modalidades disponíveis da competição. Confira o desempenho de cada uma, lembrando que os 8 primeiros colocados marcam pontos para a final estadual. Confira:

Natação: natação feminino primeiro e segundo no masculino

Atletismo (masculino/feminino): segundo no masculino e terceiro no feminino

Bocha: não pontuou

Buraco (masculino/feminino): primeiro lugar no masculino; não pontuou no feminino

Coreografia: categoria B segundo lugar

Damas (masculino/feminino): segundo lugar no masculino; não pontuou no feminino

Dança de Salão: equipe A em terceiro lugar; B em oitavo lugar e C em quarto lugar

Dominó (masculino/feminino): sétimo no masculino; feminino não pontuou.

Malha: sexto lugar

Natação (masculino/feminino): segundo lugar no masculino e primeiro no feminino

Tênis (masculino/feminino): feminino quinto no B e primeiro no C; masculino terceiro no B e no C; em dupla, segundo no fem A e oitavo no masc A.

Tênis de mesa (masculino/feminino): feminino em terceiro no A, primeiro no B e no C; masculino terceiro no C e oitavo no A.

Truco: não pontuou

Voleibol Adaptado (masculino/feminino): fem terceiro no  A e B; masc segundo no B

Xadrez (masculino/feminino): sexto no masc e fem.

Final estadual em Itatiba

Itatiba receberá as finais estaduais desta 26ª edição dos Jogos, entre 12 e 18/08 próximos, quando a cidade deve receber 3 mil pessoas. A competição é realizada pela Secretaria Estadual de Esporte e Secretaria de Desenvolvimento Social. Depois de Casa Branca, a programação passa por mais sete cidades: Bebedouro, Ourinhos, Campo Limpo Paulista, Araçatuba, São Bernardo do Campo e Pindamonhangaba. A expectativa é de que, somadas às oito etapas regionais, mais de 15 mil atletas estejam envolvidos na competição destinada a atletas com idade a partir de 60 anos.

Além das citadas, também subiram ao pódio para receber premiação:

Ouro - Maria Cristina Lopes Natale, 50m nado Livre (Categoria C)
Prata - Claudete Gama, arremesso de peso 3kg (Categoria B)
Bronze - Antônio Vitor Pereira, 700m rasos (Categoria E)