“Fala, Cidadão” registra mais de 330 solicitações em 2025
Canal de comunicação online com a população facilita solicitações de serviços públicos; veja como utilizar o serviço
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Assuntos Institucionais, registrou em 334 solicitações abertas em 2025 por meio do “Fala, Cidadão”, canal oficial de relacionamento online que permite ao munícipe registrar demandas diretamente para a administração municipal. Ao longo do último ano, o serviço registrou um fluxo contínuo de participação popular, com boa parte das solicitações focada em melhorias para os bairros e zeladoria urbana.
Do total contabilizado pelo sistema em 2025, a eficiência resolutiva é de 208 casos atendidos e concluídos pelas secretarias responsáveis. Outras 126 demandas seguem em fase de atendimento, cumprindo os protocolos internos de execução e análise técnica.
As principais demandas concentram-se em serviços de infraestrutura e manutenção pública, como operação tapa-buracos, manutenção de vias, podas de árvores em calçadas, além de pedidos de notificação para limpeza de terrenos particulares, capina e sinalização viária.
Como usar
Para usar, basta acessar o site da Prefeitura de Itatiba - https://itatiba.sp.gov.br -, clicar no banner desta ouvidoria online e cadastrar login e senha, em área devidamente identificada e de fácil localização.
Os campos são divididos em categorias como solicitações, sugestões, críticas, elogios e até mesmo denúncias aos serviços prestados pela administração municipal. O “Fala, Cidadão” garante transparência ao permitir que o munícipe acompanhe o status de cada movimentação do pedido.
As solicitações têm um prazo de até 30 dias para serem respondidas. Questões de maior complexidade podem ter prazo ampliado e o solicitante é avisado sobre a nova previsão de retorno. Quando a Prefeitura não é a responsável pela solução do problema relatado, o sistema orienta para onde se direcionar.
Todos os pedidos são organizados com segurança e sigilo, garantindo a privacidade de quem utiliza o “Fala, Cidadão”. Vale lembrar que quem já havia utilizado o sistema antes do final de 2024 – quando o sistema ainda se chamava e-Ouve (nome que vigorou entre 2021 e 2024), deve cadastrar novo login e senha.