Emeb Rosa Scavone ganha biblioteca de parceria entre Educação e Rotary de Itatiba

Inauguração em escola do San Francisco é fruto de trabalho conjunto entre Prefeitura e Associação das Senhoras dos Rotarianos de Itatiba - Asri

A inauguração da Biblioteca da Emeb Rosa Scavone - acima -, no San Francisco, foi realizada nesta terça-feira (26/03). Representantes do poder público e iniciativa privada em frente ao painel que retrata a educadora Giovana, homenageada e a secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, celebraram o novo espaço de incentivo à leitura (Crédito: Renato Jr./PMI).

A Emeb Profa. Rosa Scavone, escola do bairro San Francisco, ganhou uma nova sala de leitura, intitulada agora Biblioteca Profa. Giovana de Fátima Marcondes Lúcio. A inauguração foi realizada nesta terça-feira (26/03) celebrando a parceria entre a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Educação, e o Rotary Club de Itatiba, via Associação das Senhoras dos Rotarianos de Itatiba (Asri).

Agora, os cerca de 700 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental desta unidade escolar municipal poderão desfrutar do ambiente implantado através do Projeto Leitura da Asri. Foram sete meses de implantação, desde a elaboração do projeto e busca de parceiros até a entrega nesta terça. Além de acervo de livros e móveis, há ainda pintura especial, realizada com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A Associação custeou o material para móveis e itens de decoração, com patrocínio da Escola Senai Luiz Scavone, de Itatiba, na confecção das estantes, mesas e bancos, e Sicredi. Já as cadeiras foram doadas pelos rotarianos e os livros, obtidos através de campanhas de arrecadação.

“Conhecimento é a única riqueza que ninguém nos rouba. Agradeço à Asri e o Rotary, que trazem a mais uma biblioteca que presencio nascer. Está linda esta biblioteca, que pode mostrar a vida com um outro olhar e nos trazer conhecimento e também firma o compromisso que temos com a leitura, a escrita e a alfabetização”, disse a secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, citando o prêmio de Município Destaque na Alfabetização no Estado de São Paulo que Itatiba recebeu no último mês.

“É muita satisfação e muito orgulho. Fizemos o possível para que seja um ambiente muito gostoso para os alunos, para que tenham prazer de usar e acessibilidade. Que seja um espaço que eles vão usar muito e ler muito”, deseja a presidente da Asri, Eliana Helena Ludovice Moura de Melo, acompanhada de outras integrantes da Associação.

Biblioteca Emeb Rosa Scavone 2

Homenagem

“Hoje a escola Rosa Scavone está vivendo um grande momento. Entregamos respeito, confiança e compromisso com o trabalho com esta inauguração. Também é um misto de sentimentos, de tristeza, saudade e, hoje, uma enorme alegria, porque sabemos que Giovana, de certa forma, está por aqui”, disse a diretora da Emeb, Margarida Lourenço dos Santos Barbosa, sobre a homenagem feita à coordenadora da escola, vítima da Covid-19. Viúvo de Giovana, Paulo Sergio Elias de Lima, também compartilhou destes sentimentos. “É emoção e dor ao mesmo tempo. Isso para ela era um sonho também”, afirmou.

Além do nome ao novo espaço, Giovana também está homenageada com uma caricatura na parede, ao lado de grandes nomes da educação, como Cora Coralina, Mário Quintana e Malala Yousafzai, em obra do artista Cleverton Gomes. “É para instigar a curiosidade, que leva ao conhecimento. É isso que Cleverton trouxe e quis representar nesta ideia muito feliz”, comentou o secretário de Cultura e Turismo, Luís Soares de Camargo.

Biblioteca Emeb Rosa Scavone 3

Parceria

Outras escolas da rede pública municipal foram contempladas nos últimos anos por meio desta parceria entre gestão pública e iniciativa privada, via Projeto Leitura. São elas: Emeb Profa. Maria do Carmo Parisotto Mosca, no Núcleo Residencial Pedro Fumachi; Emeb Profa. Eliete Aparecida Sanfins Fusussi, no Núcleo Residencial Porto Seguro; Emeb Basilio Consoline, no Bairro da Ponte; Emeb Profa. Inês Prado Zamboni, também no San Francisco; e Emeb Profa. Vera Lúcia Carride de Palma, do bairro Tapera Grande.