Dia de História terá visita guiada pelo Centro Histórico
Evento gratuito reflete sobre a preservação do patrimônio histórico e contará com a participação de especialistas; inscrições estão abertas

A Igreja do Rosário (ao centro), uma das mais antigas de Itatiba, encerra a parte matinal do passeio guiado pelo centro histórico de Itatiba no próximo dia 25/10 (Arquivo/PMI
Como parte da programação oficial do aniversário de Itatiba, a Prefeitura de Itatiba, por meio do Arquivo Público Municipal Norberto Carride- Arquivo Histórico – Secretaria de Cultura e Turismo, realiza no próximo dia 25/10, o evento Dia de História.
A iniciativa tem por objetivo valorizar a memória local e preservar o patrimônio histórico e cultural, com a participação de especialistas e do público numa programação que inclui debate e passeio guiado pelo Centro Histórico.
As inscrições são gratuitas e estão abertas no Departamento de Arquivo Histórico, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo telefone 4594-5279 ou pelo e-mail pdegani@cultura.
A ação tem o apoio da Associação Pró-Memória de Itatiba, do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Artístico, Histórico, Cultural e Turístico de Itatiba (COMDEPAHCTI), da Associação Preserva São Paulo, Acervo Foto Parodi e projeto Entrelinhas da História.
Como será
O encontro começa às 9h30, na EMEB Cel. Júlio César, o Grupão, no Centro de Itatiba, com uma recepção acompanhada de café. Logo depois, às 10h, representantes da Secretaria de Cultura e Turismo/ Arquivo Municipal, da Associação Pró-Memória, do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Artístico, Histórico, Cultural e Turístico (COMDEPAHCTI) e da associação Preserva São Paulo participarão de uma mesa redonda. O tema central será a importância da preservação histórica como compromisso ético e social para garantir que as futuras gerações tenham acesso à identidade e às raízes da cidade.
Às 11h, o público embarca em um passeio guiado pelo Centro Histórico, que inclui visitas a pontos simbólicos como a Praça José Bonifácio, o Paço Municipal, o Palacete Damásio, o Solar dos Alves Lanhosos, a Praça da Bandeira, a Basílica de Nossa Senhora do Belém – com subida à torre –, o Solar dos Godoys Moreiras, sede do Museu Histórico Municipal Padre Francisco de Paula Lima, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e São Benedito.
Após o almoço, as atividades serão retomadas às 14h com visitas ao Parque Ferraz Costa, ao Conservatório e ao Moinho do Denoni, locais que complementam a experiência histórica e cultural da cidade. Para garantir o conforto ao ar livre, os participantes devem usar roupas leves e confortáveis, além de chapéu ou boné e protetor solar, e levar garrafa de água. A equipe técnica do Arquivo Público acompanhará todo o percurso, oferecendo apoio e informações históricas detalhadas.
Serviço - Dia de História
Local de encontro: EMEB Cel. Júlio César – “Grupão” (Rua Rangel Pestana - 326, Centro)
9h30 às 10h: recepção e café
10h às 11h: mesa de debate com entidades preservacionistas
11h às 12h30: passeio guiado pelo Centro Histórico
12h30 às 14h: intervalo para almoço
14h às 15h30: retomada do passeio com visitas ao Parque Ferraz Costa, Conservatório e Moinho do Denoni
Inscrições, informações e contatos
De segunda a sexta, das 8 às 11h e das 13 às 17h
Arquivo Público Municipal Norberto Carride – Departamento de Arquivo Histórico
pdegani@cultura.itatiba.sp.
(11) 4594-5279