Dengue: Prefeitura reúne representantes da sociedade civil para combate à doença

Prefeito e secretário de Saúde compartilharam informações e ações municipais; Centro de Contingência abre novamente entre 18 e 21/03

Três momentos da palestra em que foram apresentadas a representantes da sociedade civil nesta tarde (15/03) ações para combate à dengue em Itatiba (Crédito: Mari Carla Giro/PMI).

O auditório da Prefeitura de Itatiba recebeu na tarde desta sexta-feira (15/03) reunião com representantes de vários segmentos da sociedade civil para compartilhar ações de combate à dengue. Participaram entidades assistenciais e de classe, Correios e representantes de igrejas diversas, além de servidores públicos das secretarias municipais

Conduzida pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e pelo secretário de Saúde, Renan Dias Irabi, a reunião apresentou todas as ações que o município tem feito nos últimos meses para combater a doença, que soma 640 casos positivos neste ano, sendo 552 autóctones (contraídos na própria cidade) e 68 importados.

“Nossos números são baixos em comparação a cidades vizinhas ou próximas e é importante salientar que não há ninguém internado por dengue em Itatiba neste momento”, disse o prefeito Thomás, lembrando que a dengue é uma doença que costuma sobrecarregar os prontos-socorros.

“Com a união de todos, ajudando a compartilhar informações sobre o que é a doença e como evitar que o mosquito se crie, podemos evitar seu alastramento – uma vez que isso depende muito mesmo da colaboração de cada um: entre 75% e 80% dos focos da dengue estão nas residências. Novamente, é preciso o trabalho de todos. Pedimos esse apoio para trabalharmos unidos no combate à doença", disse.

PalestraDengue3 150324

Período sensível

Ainda que o verão esteja próximo de terminar, as temperaturas altas e chuvas prenunciam semanas de atenção pela frente. “As próximas quatro semanas, pelo menos, ainda serão sensíveis”, alertou o secretário de Saúde, Renan.

Neste período, seguem-se as ações de orientação e conscientização casa a casa, que já vinham sendo intensificadas em áreas de risco desde dezembro último. Além disso, todas as escolas de Itatiba estão recebendo material produzido pelo Governo do Estado de São Paulo, que explica de forma lúdica o que é a doença, o que causa e, principalmente, como combater. Também vêm sendo feitas palestras educativas em escolas.

A enfermeira Manuela Clozel, que coordena a Atenção Terciária na saúde municipal e está à frente do Centro de Contingência da dengue, apresentou aos presentes vídeo explicativo, que também é usado em suas palestras nas escolas. “É fundamental ensinar às crianças, que levam para casa o que aprenderam e também passam para as famílias”, diz.

PalestraDengue2 150324

Apesar de a dengue ser uma doença conhecida, algumas características dela vêm mudando, como é o caso da rapidez com que o mosquito Aedes Aegypti, que é o vetor, se cria. Antes era de 20 a 30 dias. Agora, com alterações climáticas como chuvas intensas e aumento da temperatura, esse tempo caiu para entre 7 e 10 dias, o que torna o combate aos criadouros do mosquito fundamental para quebrar o ciclo da doença. Para ajudar no combate à doença, a Prefeitura de Itatiba disponibilizou uma página exclusiva sobre a dengue: https://itatiba.sp.gov.br/dengue

Segue o Centro

Durante a reunião, o prefeito Thomás anunciou que o Centro de Contingência da dengue estará aberto novamente na semana que vem, entre segunda (18/03) e quinta (21/03). Pela quarta semana consecutiva, o serviço estará disponível, das 16h30 às 20h, no ACE (Ambulatório Central de Especialidades) – SUS, no Jardim De Lucca.

O objetivo do Centro de Contingência é oferecer tratamento mais rapidamente aos casos suspeitos ou já confirmados de dengue, com médicos e profissionais de enfermagem. O local conta ainda com vários pontos de hidratação, onde as pessoas recebem soro – caso necessário – e com farmácia, para retirada gratuita de medicamentos que atenuam os sintomas da dengue.

Os principais sintomas são febre alta (acima de 38°C), dor de cabeça, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite, náuseas, manchas vermelhas no corpo e mal-estar geral. Ao sentir esses sintomas, procure atendimento médico. Não faça uso de medicamentos sem indicação.