Dengue: Centro de Contingência tem novo endereço e atendimento ampliado

A partir do dia 08/04, serviço será oferecido em mais horários, de segunda a sexta-feira

Dengue: Centro de Contingência tem novo endereço e atendimento ampliado

O PSF do Jardim Virgínia será o novo endereço do Centro de Contingência da Dengue em Itatiba “das 7 às 7”; apenas no 1º dia, atendimento será das 10h às 19h (Crédito: Divulgação/PMI).

O Centro de Contingência da Dengue (CCD) da Prefeitura de Itatiba passará a atender em novo endereço a partir de segunda-feira (08/04). Será instalado no PSF Alfredo Vaz Pedroso, no Jardim Virgínia, na Rua Eugenio Ulhano - 621. Especialmente no primeiro dia de atendimento, o horário será das 10h às 19h. Em seguida, o atendimento começará mais cedo e será das 7h às 19h; ou seja, “das 7 às 7”.

“Teremos oito cadeiras de hidratação [para pacientes que precisam de soro] e uma sala de medicação rápida e coleta de sorologia, além da sala de triagem e dois consultórios médicos”, detalhou o secretário de Saúde, Renan Dias Irabi. Acresce-se a este serviço a farmácia com funcionamento diário de oito horas, para retirada gratuita de medicamentos que atenuam os sintomas da dengue.

A escolha desta unidade de Saúde para abrigar o novo CCD se dá por ser a mais próxima da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Antonio Carlos Bedani - Garrincha, que tem atendido grande volume de pessoas com sintomas de dengue.

Durante estas 12h de atendimento (7h-19h), também haverá uma van da Prefeitura de Itatiba transportando os pacientes da UPA para o novo Centro de Contingência.

Desde fevereiro

O objetivo do Centro de Contingência é oferecer tratamento mais rapidamente aos casos suspeitos ou já confirmados de dengue, com médicos e profissionais de enfermagem.

Através do programa municipal Inova Saúde, a Secretaria de Saúde iniciou este atendimento em 27/02 no ACE (Ambulatório Central de Especialidades) – SUS, no Jardim De Lucca, funcionando de segunda a quinta das 16h30 às 20h.

Diante do aumento do número de casos, assim como registrado em todo o país, caracterizando a epidemia, a Secretaria buscou novo endereço para ampliar este atendimento a pessoas com sintomas da doença.

Ações de combate

Desde o início do ano a Prefeitura de Itatiba tem realizado diversas ações para combater a doença, como é o caso do CCD. Foram intensificadas ações de orientação e conscientização casa a casa, que já vinham sendo reforçadas em áreas de risco desde dezembro. Houve uso de drone para identificação de focos, nebulização costal no Jardim das Nações e mobilização com retirada de cinco caminhões de materiais possíveis criadouros do mosquito da dengue.

Todas as escolas de Itatiba estão recebendo material produzido pelo Governo do Estado de São Paulo, que explica de forma lúdica o que é a doença, o que causa e, principalmente, como combater. Também vêm sendo feitas palestras educativas em escolas.

Também em março (15) houve reunião conduzida pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e pelo secretário de Saúde, com representantes de vários segmentos da sociedade civil para compartilhar ações de combate à dengue. Participaram entidades assistenciais e de classe, Correios e representantes de igrejas diversas, além de servidores públicos das secretarias municipais, que acompanharam apresentação realizada pela enfermeira Manuela Clozel, que coordena a Atenção Terciária na saúde municipal e está à frente do Centro de Contingência da Dengue.

Sobre a doença

Os principais sintomas são febre alta (acima de 38°C), dor de cabeça, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite, náuseas, manchas vermelhas no corpo e mal-estar geral. Ao sentir esses sintomas, procure atendimento médico. Não faça uso de medicamentos sem indicação.

Apesar de a dengue ser uma doença conhecida, algumas características dela vêm mudando, como é o caso da rapidez com que o mosquito Aedes Aegypti, que é o vetor, se cria. Antes era de 20 a 30 dias. Agora, esse tempo caiu para entre 7 e 10 dias, o que torna o combate aos criadouros do mosquito fundamental para quebrar o ciclo da doença.

Para ajudar no combate à doença, a Prefeitura de Itatiba disponibilizou uma página exclusiva sobre a dengue: https://itatiba.sp.gov.br/dengue