Dengue: Centro de Contingência atende 26 pessoas no primeiro dia

Hoje (28/02) e amanhã, serviço segue aberto à população, entre 16h30 e 20h no ACE-SUS

Dengue: Centro de Contingência atende 26 pessoas no primeiro dia

Fachada do ACE-SUS, onde funciona desde ontem (27/02) o Centro de Contingência para atender demanda dos casos suspeitos de dengue em Itatiba (Crédito: Divulgação/PMI ).

26 pessoas com suspeita de dengue foram atendidas no primeiro dia de funcionamento do Centro de Contingência, aberto pela Prefeitura de Itatiba via Secretaria de Saúde ontem, terça (27/02). Todos os casos seguem para investigação e diagnóstico final.

Hoje (quarta, 28) e amanhã (quinta, 29) o Centro de Contingência segue aberto das 16h30 às 20h, no ACE (Ambulatório Central de Especialidades) – SUS, localizado no Jardim De Lucca. Durante esse horário, médicos e profissionais de enfermagem atendem especificamente pessoas com sintomas de dengue, que contam com espaço de hidratação (onde tomam soro).

Quem pode procurar?

O Centro de Contingência foi criado para dar atendimento mais rápido às pessoas com suspeita de dengue e também a quem já está com diagnóstico da doença, para tratar os sintomas.

A medida foi tomada nesta semana pela Prefeitura de Itatiba devido à procura que vem crescendo nos últimos dias no serviço público de saúde de pessoas com suspeita de dengue. O local funcionará – inicialmente – até amanhã, podendo ter prazo prorrogado caso ainda esteja com alta demanda.

Sintomas

Os principais sintomas de dengue são febre alta (acima de 38°C), dor de cabeça, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite, manchas vermelhas no corpo e mal-estar geral.

Combate intensificado

Além de ampliar o atendimento, a Prefeitura de Itatiba tem investido em outras ações estratégicas e fundamentais para combater a doença. Em janeiro, um grande mutirão de limpeza e eliminação de criadouros foi realizado no Jardim das Nações, bairro que teve o primeiro caso neste ano e segue com o maior número de registros de dengue.

Uma força-tarefa entre secretarias municipais lideradas pela Saúde realizou a ação, que contou o uso inédito de drones da Defesa Civil, que estão ajudando na identificação de possíveis criadouros em locais de difícil acesso aos agentes de saúde, como telhados e caixas d’água.

Nesta semana, o Nações tem recebido a nebulização de inseticida nas casas, para matar o mosquito Aedes aegypti já em fase adulta, para barrar o ciclo de contaminação. A Prefeitura de Itatiba pede que a população colabore, permitindo a entrada dos agentes e a aplicação do produto – que é feita apenas nas áreas externas, num esforço que só rende frutos com a ajuda de todos.