Cemei Juriti é entregue revitalizado

Evento foi na tarde desta terça (21) no Jardim das Nações; escolas Sonia Rita e Maria Gemma terão ampliação entregue no próximo sábado

Cemei Juriti é entregue revitalizado

Festa no Cemei Juriti: comunidade escolar e autoridades municipais estiveram reunidas para a entrega desta revitalização no Jardim das Nações (Crédito: Renato Jr/PMI).

A Prefeitura de Itatiba realizou na tarde desta terça-feira (21/05) a entrega da revitalização do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Juriti, localizado na Rua Bélgica - 65, Jardim das Nações. A equipe de Obras Escolares da Secretaria de Educação realizou pintura geral, troca de alambrado e instalação de grama sintética no pátio externo, beneficiando os mais de 100 alunos da unidade, que está localizada na rua de cima do recém-inaugurado Celf Zeferino M. Vargas - Linão.

“E trago boas notícias: nesta escola, em que pintamos e reformamos a parte externa, vamos trocar este teto para um que será térmico. Vamos esperar o recesso de férias para realizar este investimento de quase
R$ 200 mil e melhorar a qualidade do espaço para as crianças”, anunciou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, ao lado da primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, e demais autoridades municipais.

“Obrigado a todos vocês! A revitalização de uma escola fazemos para todos. O nosso foco maior são as crianças”, disse a secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, que foi citando as melhorias e as pequenas crianças foram confirmando. “Isso vale a pena: a resposta das crianças”, frisou a secretária para o público composto por equipe escolar, pais de alunos e servidores.

“Agradeço ao prefeito esta revitalização em nome de toda a comunidade escolar e toda minha equipe pelo nosso trabalho aqui. Todos os eventos são em prol de vocês”, disse a diretora Janete de Fátima Fumachi Nascimento, ao lado da vice-diretora Tatiana Barbieri Castro Nunes.

“Esse é o grande investimento da administração: a educação. Agradecendo a confiança no trabalho desta gestão e de todos que têm trabalhado com a gente”, ressaltou o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno.

WhatsApp Image 2024-05-21 at 18.06.19

Memória valorizada

Assim como vem sendo feito nas últimas entregas, a Secretaria de Cultura e Turismo apresentou na ocasião um histórico do bairro e da escola, valorizando o desenvolvimento e os investimentos feitos por toda a cidade. O prof. Gelvis Bassi, da equipe desta Secretaria, e que lecionou nesta unidade por cinco anos há duas décadas, relatou que o Jardim das Nações nasceu em 1981, a partir do loteamento do antigo Sítio Santo Antônio da Jurema, quase aos pés do Pico da Jurema, considerado o ponto urbano mais elevado de Itatiba.

O nome do bairro homenageia países representados nas ruas abertas no loteamento. A infraestrutura chegou aos poucos, por meio de reivindicações dos primeiros moradores, como a primeira família a residir ali: José Rodrigues, a esposa Florisa e os filhos Ademar, Anísio e Alfredo. A primeira escola, no terreno do atual Cemei Juriti, foi criada em 1992, quando era antiga casa-sede do Sítio Santo Antônio da Jurema.

Ampliações no sábado

O evento desta terça integra um pacote de obras na Educação que já beneficiaram mais de mil alunos nas três entregas já realizadas neste mês. Já no sábado (25), serão promovidas mais duas grandes entregas de revitalização e ampliação em escolas: às 9h, da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Profa. Sonia Rita Penteado Aguiar Santos (Travessa Edson José Zamboni - 80, Jardim Vitória); e às 11h, da Emeb Profa. Maria Gemma Rela Reinaldo (Rua Maria Pinto Palma - 22, Jardim México).

A Emeb Sonia Rita conta com a ampliação de quatro salas, sendo três de aula e uma biblioteca, ampliação do pátio, nova cozinha com despensa, área de serviço, depósito só para materiais de limpeza e novo sanitário masculino. Além disso, o entorno da escola também tem novas canaletas para coleta de água da chuva e instalação de cobertura no trecho entre a quadra e o prédio escolar.

Na Emeb Maria Gemma, foi necessária a demolição de parte da construção existente para implantação de mais três salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e depósito de materiais. Foi ainda construído novo prédio para o pátio, cozinha com despensa, área de serviço e sanitários. Todos os ambientes são conectados com percurso coberto, facilitando a circulação de alunos e equipe da escola.

Juntas, somam o investimento de mais de R$ 3,3 milhões. Ao todo, são obras escolares em 11 locais entregues neste e no próximo mês, em um investimento de cerca de R$ 20 milhões. Já foram realizadas entregas do Cemei Francisca de Castro Camargo (05/05 no Nações) e nas Emebs Profa. Maria Aparecida Tomazini (16 no Morro Azul) e Sebastião de Camargo Pires (17, nos Pires).