CCZE realiza agendamento para vacinação contra a raiva

Dose para cães e gatos é aplicada durante todo o ano

CCZE realiza agendamento para vacinação contra a raiva
Gato sendo vacinado contra a raiva no CCZE: órgão está com agendamento aberto para aplicação de vacina, uma importante ação de tutores para proteção de seus pets contra essa doença fatal. (Divulgação CCZE/PMI)


Como medida de combate à raiva animal, a vacinação em cães e gatos deve ser realizada todos os anos. A aplicação é feita pelo CCZE, o Centro de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba.

A vacina é aplicada durante todo o ano, com agendamento prévio, e é indicada para cães e gatos com mais de três meses de vida. Para agendar dia e horário, basta entrar em contato com o CCZE pelo telefone 4524-8826. O atendimento é realizado com hora marcada no prédio do órgão, que fica na Avenida José Boava,1.350, no Bairro da Ponte.

“A raiva é uma zoonose, uma doença grave transmitida de animais para humanos. Por isso, a prevenção dela é uma ação importante na saúde pública e sempre o melhor caminho”, enfatiza a médica veterinária Isabela Buckov, coordenadora do CCZE, sobre a importância da vacinação.

Cuidado com morcegos

A coordenadora Isabela também fala sobre contatos com morcegos, um alerta que integra o Programa de Vigilância da Raiva do CCZE. Os morcegos são animais protegidos por lei, considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados. É crime ambiental matá-los ou agredi-los.

Mas quando um morcego for encontrado em situações atípicas, como caído no chão, dentro de residências, nos quintais e até voando durante o dia - já que o comum é voar à noite, pelo morcego ser animal com hábitos noturnos - o CCZE deve ser informado.

Se necessário, é possível isolar o cômodo ou cobrir o animal com um balde/caixa até a retirada segura pelos técnicos do CCZE. Esses comportamentos podem indicar que o morcego tenha raiva.

“Caso o animal tenha contato com morcegos, procure o CCZE imediatamente. E quem tiver qualquer contato com morcego - for mordido, arranhado, encostar em secreções ou simplesmente tocar nele -, deve procurar uma unidade de Saúde com urgência”, orienta.