CCZE de Itatiba alerta sobre acidentes com escorpião

Medidas simples podem manter escorpiões longe de residências e evitar picadas

CCZE de Itatiba alerta sobre acidentes com escorpião

Manter lixos bem fechados para evitar baratas é uma das medidas de prevenção ao surgimento de escorpiões. (Divulgação CCZE/PMI)

 

Verão é época de escorpiões no Brasil - o clima úmido e quente favorece o aparecimento desses animais, que se abrigam em esgotos e entulhos, o que pode aumentar também o número de picadas. Por isso, o CCZE - Centro de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba faz alerta preventivo com orientações em caso de picada.

Os escorpiões que habitam no meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto, são comuns em locais com acúmulo de lixo. O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Esses produtos podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando o risco de acidentes.

Estes animais não atacam, mas se defendem quando ameaçados. Medidas simples podem manter escorpiões longe das residências e evitar acidentes.

Para evitar encontros indesejados, é importante:

-Manter lixos bem fechados para evitar baratas, moscas e outros insetos que sejam alimento dos escorpiões;

-Manter jardins e quintais limpos. Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências;

-Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques; 

-Manter ralos do chão, pias e tanques fechados, já que comumente o escorpião entra pelas galerias de esgoto;

-Afastar camas e berços das paredes e evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.


Em caso de picada 


Itatiba adota as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o manejo de acidentes com escorpiões e a unidade de referência para o atendimento médico de acidentes com animais peçonhentos é a Santa Casa de Misericórdia local.

“Importante reforçar que a Santa Casa é a unidade de referência em Itatiba para o atendimento, pois é lá que tem soro antiescorpiônico, disponibilizado apenas no Sistema Único de Saúde - SUS”, salienta a médica veterinária Isabela Buckov, coordenadora do CCZE de Itatiba.

A picada provoca dor imediata, além da sensação de formigamento, vermelhidão e suor no local. Após alguns minutos ou horas, principalmente em crianças, que são mais vulneráveis ao veneno, podem aparecer outros sintomas, como tremores, náuseas, vômitos, agitação incomum, produção excessiva de saliva, hipertensão, entre outros.

A equipe médica realiza a avaliação clínica e a classificação do caso com base nos critérios de gravidade preconizados pelo Ministério. A indicação e administração do soro antiescorpiônico, quando necessária, são definidas em conjunto com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) de Campinas. 

 

Vistorie

O munícipe deve estar atento e vistoriar sempre seu lar. O cidadão pode também entrar em contato com o CCZE solicitando visita de orientação e vistoria. Ao identificar escorpiões em casa ou em áreas públicas o CCZE pode ser acionado pelo (11) 4524-8826 ou e-mail ccze@visa.itatiba.sp.gov.br.

Em caso de imóvel fechado e terrenos, deve-se entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação, para notificação do proprietário fazer a limpeza do local. O telefone é o (11) 3183-0726.