Artistas já podem se inscrever para expor na Prefeitura através do Arte no Paço

Inscrições abertas para Temporada 2026 de exposição das obras no corredor central do prédio sede do Executivo

Artistas já podem se inscrever para expor na Prefeitura através do Arte no Paço
Corredores da sede da Prefeitura tiveram como última exposição de 2025 o tema do respeito racial. (Paulo Akio/PMI)

Estão abertas as inscrições para a Temporada 2026 do Arte no Paço, projeto da Prefeitura de Itatiba que expõe obras no corredor central do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede do Executivo.

A iniciativa, da Secretaria de Administração, com curadoria da Secretaria de Cultura e Turismo, proporciona uma vitrine para que mais pessoas conheçam o trabalho de artistas - sejam profissionais ou amadores, aqueles que o fazem apenas por hobby. 

Desde agosto de 2021, o Arte no Paço se transformou em um espaço cultural para Itatiba, proporcionando a oportunidade de pinturas, fotografias, desenhos, grafites, mandalas, cenários, colagens e tantas outras formas de arte saírem das casas, gavetas e estúdios e ganharem os olhares dos servidores e de toda a população que passa pelo corredor central. 

Podem se inscrever artistas que moram e/ou trabalham em Itatiba; solicita-se apenas que as obras tenham o tamanho mínimo de uma folha de A4. Para se inscrever, basta enviar e-mail para francisco.bessa@cultura.itatiba.sp.gov.br

 

jan_2
(Paulo Akio/PMI)

 

Mini-histórias abre 2026 

Neste ano, a primeira exposição terá a abertura no dia 28/01, com a inédita Mostra de Mini-histórias da Educação Infantil, da Secretaria de Educação de Itatiba, que estará aberta à visitação durante todo o mês de fevereiro.

Além desta, desde 2021, o Arte no Paço já recebeu duas edições coletivas, três com trabalhos de estudantes da rede pública, uma da Fatec, Artes de Natal e três da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - a última nos meses de novembro de dezembro, intitulada “Respeito não tem cor, tem consciência”.

Teve exposição em dupla- Karen Menegheti e Rafael Carvalho; Luciana Fumach e Lucilena Boscol Pinfildi; Ana Lúcia Polessi e Sergio Stocco; as gêmeas Raquel e Rute Furquim; Alessandra Nannini Torres e Maria Fernanda Peters; Rafael Venâncio e a turma de Terapia Ocupacional (TO) do Caps-; e outras três em trio- com Adriana Collete, Mi Ramos e Patti Marzano; Igor Mendes de Lima, Luciana Henrique e Tatiane Mortari; e Creusa Angelon, Erica Ramos e Idelma Fernandes-, além de uma de Claudio Roson ao lado do trio Eduardo Leite, Stephen Alexander Slater e Thaynara Magalhães (Lei Paulo Gustavo).

Com exposições individuais, já participaram Pedro Gava, Sergio Stocco, Celina Nardi, Cleverton Gomes, Floberto Borges, Sonia Regina Vicenzi Fernandes e Helinton Luiz Inocêncio Alves, junto a obras de atividade do Projeto Vivências-CCI-FSS, Rafaela Alves Marquezani, a Exposição Mudanças Climáticas, Daniel Bota e Ana Paula Momose. Foram realizadas ainda exposições de fotos de Marcelo Schellini, Pamela Daniela, Ivone Damaris Antunes, Bruno Lambert Oliveira e de Pâmela Vidal Serrano junto à Exposição A Paz Sem Limites, do Lions Clube de Itatiba.